Djokovic desabafa e dá resposta aos críticos após título
Sérvio destaca que agora o foco é nos slams
Novak Djokovic comentou, em coletiva de imprensa, que o título do Australian Open serviu como resposta para os críticos que acharam que estaria falseando uma lesão no abdômen e ainda comentou seu desejo por somar mais Grand Slams.
"Saber que serei o jogador com mais semanas como número 1 supõe um alívio pra mim e me permite me concentrar muito mais nos Grand Slams. Minhas metas vão mudar e terei que fazer ajustes no calendário. A julgar de como for a pandemia não será fácil jogar muitos torneios e estar acompanhado por minha família. Não me sinto cansado, mas tenho claro que a nível biológio devo racionalizar os esforços. É um sonho feito realidade seguir ganhando torneios assim ainda mais vendo como os jogadores estão desafiando os Big 3. Desde hoje ao meu futuro, meu grande objetivo é ganahr mais títulos de Grand Slam e todos os meus esforços estarão concentrados nisso. Não planejo ficar em casa todo o ano e só jogar os slams, mas serão meus grandes objetivos", disse o sérvio que vinha ainda com a derrota no US Open por desclassificação engasgada: "Necessitava ganhar esse torneio. Me afetou muito mental e emocionalmente o US Open porque me sentia genial e não tinha perdido nenhum jogo antes daquele. Durante o resto da temporada tive altos e baixos por isso, senti falta do público, mas consegui acertar para terminar como número 1. Quero começar bem esta temporada e sinto que este torneio me dá uma energia positiva extra e me permite jogar com muita confiança".
Sobre as críticas que recebeu durante todo o torneio, Djokovic apontou: "Tentei a todo momento focar toda minha energia para ser positivo e me recuperar. Tive que ser muito forte mentalmente e tentar não ver muito os comentários sobre mim, mas às vezesé difícil evitá-lo. De uma forma ou outra te chega e não é nada agradável escutar coisas assim, de que era uma lesão fake. Por desgraça não é a primeira vez que enfrento algo assim, tenho experiência e temo que não será a última . Cada um pode dizer o que quiser e preciso focar para que não me afete. Claro que me dói ver como as pessoas que me criticam abertamente sem saber, sou um ser-humano, mas tive que desenvlver uma pele grossa durante antes frente a coisas assim e concentrar no que mais me importa. Foram injustos comigo me criticando quando não sabiam de muitas coisas, mas não a primeira vez. Ganhar o torneio é uma resposta a todos que o fizeram (criticaram)".
Sobre os jovens e outros que buscam tirar os Slams do Big 3, nole seguiu: "Definitivamente há meninos com qualidade e o talento necessário para ganhar torneios, Thiem demonstrou. Mas Roger, Rafa e eu sabemos tirar nosso melhor tênis em grandes momentos e temos experiência do que fazer em situações limite. Talvez tenhamos algo que eles não possuem, não sei. Creio que é questão de tempo, mas espero que demorem. Rafa, Roger e eu não queremos ceder aos jovens e vamos seguir lutando até o final para perpetuarmos como dominadores".
Djokovic ainda falou como vê o Big 3 do tênis: 'Somos os cavalheiros do tênis. Sempre disse que Roger e Rafa me inspiraram em tudo que fiz. Creio que nós melhoramos uns aos outros, encontramos a motivação extra para nos superarmos e nos levaram além dos nossos limites mutuamente. Estamos imersos em uam competição entre nós apaixonante".