TIM 4G: Bismarck, de promessa a realidade no Vasco
Campeão brasileiro em 1989, meia-atacante foi ídolo também no Japão
- Matéria
- Mais Notícias
Revelado nas categorias de base do Vasco, no fim dos anos de 1980, Bismarck Barreto Faria nasceu em São Gonçalo, no dia 11 de setembro de 1969. Meia-atacante, foi da mesma geração de outro goleador e ídolo de São Januário, Romário. Juntos, deram ao clube o bicampeonato carioca (1987/88) e formaram um ataque que aterrorizava os adversários, o que o credencia como um dos homenageados pela TIM, patrocinadora do clube, como craque TIM 4G do passado.
Rápido, habilidoso e dono de um bom toque de bola, Bismarck foi convocado para a Copa do Mundo de 1990, na Itália, pelo técnico Sebastião Lazaroni - um ano antes participara do time campeão da Copa América. Em 1993, foi jogar no Japão e encerrou a carreira por lá. Voltou ao Brasil em 2002 para defender o Fluminense e o Goiás durante uma curta temporada, mas no ano seguinte retornou ao futebol asiático. Hoje é empresário de jogador.
Bismarck conquistou alguns títulos importantes em São Januário, sendo o de maior destaque o Campeonato Brasileiro de 1989 (na vitória sobre o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, com gol de Sorato). Conquistou ainda os estaduais de 1992 e 1993 com a camisa cruz-maltina. Foi Gigante, um dos atributos do TIM 4G.
Bismarck é ídolo no futebol japonês, principalmente no Kashima Antlers, clube que defendeu de 1997 a 2002. Teve passagens também por Verdy Kawasaki (1993 a 1996) e Vissel Kobe (2003). Sofreu com lesões, até que encerrou a carreira oficialmente em 2005.
Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro das décadas de 70, 80 ou 90, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques do passado e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias