TIM 4G: Dener, o craque vascaíno que deixou saudade

Morto subitamente em 1994 em acidente de carro, atacante é lembrado pela TIM

Escrito por

Craque franzino, ligeiro e dono do futebol mais moleque e irreverente que o torcedor brasileiro tinha visto desde Garrincha. Abusado nos dribles, encarava qualquer zagueiro. Era preciso nos passes e tinha grande visão de jogo. O atacante Dener Augusto de Souza era uma das maiores promessas do futebol no país quando, aos 23 anos, um acidente de carro, no Rio de Janeiro, em 1994, pôs fim à vida dele, justamente quando era um dos astros do Vasco, o que o credencia como um dos homenageados pela TIM, patrocinadora do clube, como craque TIM 4G do passado.

O cinto de segurança acabou causando a morte de Dener, no dia 19 de abril, 17 dias depois de comemorar aniversário. O carro dele, que estava sendo guiado por um amigo, se chocou contra uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, e o jogador, que estava dormindo no banco do carona, acabou sufocado pelo cinto. A perícia concluiu que Dener havia deitado o banco excessivamente.
Revelado pela Portuguesa (SP), o meia atuou no clube de 1988 a 1993, quando foi transferido ao Grêmio. Foi campeão gaúcho e, no ano seguinte, acabou emprestado ao Vasco e comemoraria com os companheiros a conquista do Carioca de 1994 não fosse o trágico acidente. As atuações primorosas e os dribles de Dener logo encantaram a torcida vascaína, que o considera ídolo, apesar de ter ficado pouco tempo no clube. Semanas antes da morte dele, a Portuguesa chegou a negociar sua possível ida ao Stuttgart, da Alemanha.

Somente 13 anos depois da sua morte, a família de Dener - que deixou a viúva Luciana Gabino e três filhos -, conseguiu receber uma indenização referente ao seguro de vida do jogador na época, paga pelo Vasco, no valor de R$ 3,2 milhões, divididos em 36 parcelas. Dener foi um craque que, com certeza, deixou muita saudade.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.


Siga o Lance! no Google News