TIM 4G: Cocada, o eterno carrasco rubro-negro
Entrada no fim do jogo contra o Flamengo, gol e expulsão na final do Campeonato Carioca de 1988 fazem de ex-lateral ídolo do Vasco e mais um homenageado pela TIM
Ele entrou aos 41 minutos do segundo tempo, fez o gol do bicampeonato estadual, que o tornaria famoso e eterno ídolo do Vasco aos 44, e foi expulso aos 45 por ter tirado a camisa na comemoração. Foi assim, de forma meteórica, que Luiz Edmundo Lucas Corrêa, o Cocada, saiu do banco de reservas e entrou para sempre no coração dos vascaínos, o que o credencia como um dos homenageados pela TIM, patrocinadora do clube, como craque TIM 4G do passado.
O jogo era a final do Campeonato Carioca de 1988, no Maracanã. Cocada era reserva do gaúcho Paulo Roberto e naquela partida substituiu o ponta-direita Vivinho no finalzinho. O empate dava o título ao Cruz-Maltino, já que, no jogo de ida, o clube de São Januário havia ganhado por 2 a 1 - gols de Romário e Bismarck, com Bebeto descontando para os rubro-negros. Logo após ser expulso, na saída de campo, ainda eufórico com o feito e embalado pela festa na arquibancada, o lateral profetizou. Declarou, em entrevista, que aquele gol seria lembrado dali a 20 anos. E foi. E é lembrado até hoje.
Irmão do ex-atacante Müller, do São Paulo e da Seleção Brasileira, Cocada tem passagens ainda por dois grandes times do Rio: Flamengo (onde foi campeão brasileiro em 1983, apesar de ter tido uma atuação apagada, atuando em apenas oito partidas) e Fluminense. Mas foi no Vasco que ele escreveu seu nome na história.
Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.