Luxemburgo avisa após estrear no Vasco: ‘A coisa não vai ser tão fácil’
Técnico fez o primeiro jogo no comando do Cruz-Maltino na noite deste domingo, em São Januário, durante empate diante do Avaí pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro
Vanderlei Luxemburgo estreou como técnico do Vasco na noite deste domingo, empatando com o Avaí em 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário. Com apenas uma semana de treinamento, o time acabou não conseguindo, por enquanto, desenvolver o estilo do treinador, que avaliou a estreia afirmando que há muito trabalho pela frente e que não será tão fácil.
- Aconteceram coisas boas. A equipe buscou, lutou. Tem muito trabalho pela frente. A coisa não vai ser tão fácil. Vamos ajeitando a equipe. Vamos trabalhar. O primeiro tempo não foi como a gente imaginava. Eles tiveram uma supremacia. Criamos muito pouco. Empataram no finzinho. Esse que é o problema. No fim, não tem mais jogo. Tem de aprender a ganhar o jogo. Tem de fazer uma falta, a bola não sai. Matar a jogada - afirmou o treinador, em coletiva, completando:
- Existe uma coisa que as pessoas se iludem muito. Semanas livres. Acham que com isso você ganha vantagem. Uma coisa é ritmo de treino. Outra coisa é ritmo de jogo. Jogando quarta e domingo, você tem ritmo de jogo. Jogando só fim de semana, tem ritmo de treino. A vitória era importante. Jogando mal tecnicamente como jogamos, mas tivemos coisas importantes. Essa coisa que temos de trabalhar. Não jogamos bem tecnicamente. Mas gostei dos jogadores, mesmo mal, tentando superar a deficiência técnica.
Um outro ponto destacado por Vanderlei Luxemburgo foi a parada que o Campeonato Brasileiro fará por conta da Copa América do Brasil, que começa mês que vem. Durante este período, o treinador acredita que conseguirá fazer as mudanças necessárias na equipe. O técnico ainda fez ponderações sobre responsabilidade de defender o Vasco.
- Estamos iniciando o trabalho. Vamos ter a parada para a Copa América. Temos 40 e poucos jogadores. São muitos jogadores para trabalhar. Vamos ter de olhar isso com carinho. Ver o que podemos fazer com a diretoria. Isso é normal, mas tem de ser com calma. Quem não tiver preparado para assumir a responsabilidade da camisa do Vasco não pode jogar aqui. Para jogar no Vasco, pela grandeza do clube, tem de ser jogador que assuma a responsabilidade. Torcida vai vaiar, xingar, mas tem de chamar o jogo para ele - finalizou o comandante.
Com o resultado, o Vasco segue na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro - o Cruz-Maltino foi a dois pontos, na lanterna. Luxemburgo terá mais uma semana inteira para trabalhar, já que a equipe volta a campo apenas no próximo domingo, quando visita o Fortaleza.