Conheça a história de Dimitri Payet, novo camisa 10 do Vasco
Lance! apresenta o astro francês que vai vestir a camisa cruz-maltina por dois anos
- Matéria
- Mais Notícias
É "dia dos Payets" e horas separam Vasco e Dimitri Payet de um anúncio oficial, que está previsto para às 10h deste domingo (13). O meia francês chega para assumir a responsa de vestir a eterna camisa 10 de Roberto Dinamite.
Relacionadas
Ao longo de toda a trajetória no futebol, Payet teve uma vida bem agitada. O astro francês conta marcou diversos gols e foi protagonista de algumas polêmicas. O Lance! apresenta o novo craque o Vasco.
+ Payet no Vasco: clube faz postagem em francês e promete ‘grande notícia’ às 10h de domingo
ONDE E COMO TUDO COMEÇOU
Dimitri Payet nasceu em Saint-Pierre, na Ilha de Reunião, que fica perto de Madagascar e das Ilhas Maurício. Desde cedo o meia mostrava intimidade com a bola e despertou interesse de clubes locais.
Payet foi contratado pelo Le Havre, da França, que o dispensou em seguida. Foi para o Nantes, também da França. Por lá, o meia quase desistiu da carreira de jogador, em razão do baixo salário, que não dava para se sustentar. Com isso, passou a trabalhar como vendedor de uma loja de roupas.
+ Além de Payet, Vasco segue na busca de mais jogadores para encorpar o elenco
A ideia de Dimitri Payet era juntar dinheiro para voltar ao local onde nasceu e largar o futebol. No entanto, uma reviravolta aconteceu na sua vida. O meia subiu de produção no Nantes e, com isso, o salário subiu junto com o salto que deu na carreira.
Após a passagem pelo Nantes, Payet paassou por Saint-Ettiéne, Lille e Olympique de Marseille. O meia também jogou no West Ham, da Inglaterra. Na época, os ingleses desembolsaram 15 milhões de euros pelo francês. Em 38 jogos pela equipe inglesa marcou 12 gols e deu 14 assistências.
Porém, a passagem pelo West Ham foi marcada por diversas polêmicas, que o fizeram voltar para o Olympique de Marseille, onde é ídolo. Nas duas passagens pela equipe francesa, Dimitri Payet esteve em campo em 326 jogos, marcou 78 gols e deu 95 assistências.
Payet deixou o Olympique de Marseille em julho deste ano. O meia francês não renovou o contrato. O clube ofereceu um cargo pela comissão técnica, mas o jogador não aceitou por querer seguir como atleta.
+ Entenda por que o Vasco está mais agressivo no mercado
ZINEDINE ZIDANE
Dimitri Payet já foi comparado ao maior jogador de futebol francês: Zinedine Zidane. Isso por conta do estilo de jogo e controle no meio-campo. No entanto, o meia acha graça das brincadeiras dos torcedores.
POLÊMICA COM NEYMAR
A personalidade de Dimitri Payet é outra característica marcante do meia. Após se destacar na Eurocopa de 2016, o francês passou a ser alvo de gigantes clubes da Europa e tentou forçar a saída do West Ham, que fez jogo duro.
Meses depois da queda de braço, o West Ham resolveu vender Payet por 25 milhões de libras ao Olympique de Marseille.
No retorno ao Olympique de Marseille, Dimitri Payet alfinetou Neymar. Na ocasião, o meia enfrentou o Paris Saint Germain na partida que ficou marcada por um caso de racismo envolvendo o zagueiro Álvaro Gonzáles e o jogador brasileiro.
Segundo Neymar, Álvaro Gonzáles o chamou de "macaco". Payet defendeu o colega de clube nas redes sociais.
CRISTIANO RONALDO
Dimitri Payet foi o principal destaque da França na Eurocopa de 2016. Mas a seleção francesa foi derrotada na final por Portugal.
Na disputa da finalíssima, Payet esteve envolvido no lance que lesionou Cristiano Ronaldo. O astro português sofreu uma lesão no joelho esquerdo e deixou o campo chorando. O meia francês se desculpou.
PRÊMIO PÚSKAS
Payet foi finalista do prêmio Púskas de 2023. O meia concorreu contra o gol de Richarlison. Nem o brasileiro, nem o francês sairam vitoriosos da disputa.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias