Conheça o novo treinador sub-17 do Vasco, indicado por Zé e Carlos Brazil
Celson Martins assume vaga de Amilton Oliveira, demitido na quinta. Com apenas 33 anos, tem 'estágio' na Eslováquia, curso em Portugal e passagens por Flamengo e Fluminense
A permanência de Zé Ricardo, além de um aumento salarial e no tempo de contrato, foi garantida com uma promessa: reformular as divisões de base do clube. E o novo projeto já começou. Nesta sexta, o Vasco acertou a chegada de Celso Martins para o comando da categoria sub-17 da Colina. O LANCE! explica quem é o jovem treinador indicado por Zé e Carlos Brazil.
Com apenas 33 anos, Celso Martins já acumula uma certa bagagem no futebol de base. Seu começo foi em 2009, nos juniores do América-RJ. No ano seguinte, teve passagem rápida pelo Audax. Até chegar ao Flamengo em 2011, para treinar a categoria sub-15, onde seu trabalho começou a ganhar corpo.
Na base rubro-negra, conheceu Zé Ricardo e se aproximou de Carlos Brazil, novo gerente geral das categorias inferiores do Vasco. Foi um dos treinadores mais vitoriosos do sub-15 e sub-17, até virar auxiliar do sub-20. Durante o período, fez cursos de especialização em Portugal, com dinheiro do próprio bolso. Após quase cinco anos, foi mandado embora na reformulação promovida pela diretoria na Gávea.
Pouco tempo depois, assumiu o sub-17 do Fluminense, onde trabalhou com alguns atletas do atual elenco profissional de Abel Braga. Teve a oportunidade de ser auxiliar no Samorin, filial tricolor na Eslováquia, onde permaneceu por uma temporada e auxiliou os garotos de Xerém que lá estavam. Quando voltou, assumiu interinamente o sub-20 das Laranjeiras - sem bons resultados - até a chegada do uruguaio Léo Percovich. Até mês passado, ainda era funcionário tricolor.
Celso Martins tem a filosofia de trabalho que Zé Ricardo considera ideal para o clube. Prioriza a formação de atletas em vez de resultados na base. Uma derrota com futebol bem jogado, para ele, vale mais que uma vitória conquistada aos trancos e barrancos. Seu principal objetivo será desenvolver atletas para a equipe sub-20 (ainda sem treinador), para que um dia cheguem aos profissionais preparados para jogar. Pós-graduado em Gestão de Futebol pela UFRJ, o treinador chegou motivado a São Januário nesta sexta.
- Estou super animado com a minha chegada. O Vasco é um clube gigante. As pessoas que estão aqui na base chegaram para um trabalho de muita seriedade e excelência. Acredito que o Vasco, daqui em diante, só tem a brigar por coisas boas dentro de campo. O grupo me surpreendeu positivamente, é trabalhador, muito competitivo, com talentos individuais e uma amizade entre eles muito bacana - afirma Celso ao site oficial do Vasco.
A categoria sub-17 estreia no Carioca no dia 24 de março, contra o Volta Redonda, pela Taça Guanabara. Até lá, Celso Martins comandará os garotos nos treinos em São Januário e possivelmente no CT de Vargem Grande, como pretende fazer Zé Ricardo na integração da base ao profissional.