A Comissão de Arbitragem da CBF foi na contramão das opiniões dos ex-árbitros e concluiu que o gol do Vasco marcado por Paulinho, no jogo contra o Palmeiras, foi anulado corretamente. Na ocasião, o meia acertou um lindo chute de fora da área, ainda no primeiro tempo, quando a partida estava 0 a 0. Na checagem do VAR, foi marcado impedimento do atacante Vegetti.
Na tarde desta terça-feira, a Comissão de Arbitragem analisou o lance e divulgou os áudios do VAR. O presidente da comissão, Wilson Seneme, acompanhado do gerente de VAR, Péricles Bassols, e o gerente técnico, Giuliano Bozzano, confirmaram o acerto na anulação do gol. A argumentação principal foi de que o rebote recebido por Paulinho aconteceu por causa da jogada em impedimento de Vegetti. Portanto, não houve uma nova jogada.
+ Veja a tabela completa do Campeonato Brasileiro
Os membros da Comissão de Arbitragem entenderam que a bola afastada por Richard Ríos, do Palmeiras, permaneceu ao redor da área e foi dominada por Paulinho, um jogador do Vasco. Além do mais, o volante palmeirense estava pressionado quando chutou a bola para frente da área. Esses três aspectos estão presente na regra e sustentaram o acerto por parte do árbitro Wilton Pereira Sampaio e seus auxiliares.
Sem unanimidade
A opinião da Comissão de Arbitragem foi rebatida por ex-árbitros de futebol. Sálvio Spinola fez duras críticas ao lance e afirmou que o VAR não deveria ter interferido.
Salvio ainda revelou que dois instrutores da Fifa também entenderam como erro da arbitragem.
- Comissão de arbitragem da CBF amplia o conceito de fase de ataque e considera correta a intervenção do VAR ao anular o gol do Vasco. Acho arriscado, criou jurisprudência para o VAR interferir mais. Dois instrutores Fifa discordam, um da Uefa e outro da Conmebol.
Comentarista de arbitragem, Paulo César de Oliveira também criticou a anulação do gol.
Vasco na bronca
Após o jogo, o Vasco informou que iria apresentar uma reclamação formal à CBF. Essa foi a quarta vez que o clube se posicionou contra a arbitragem no Campeonato Brasileiro.