Sport x Vasco: julgamento do STJD crava marco no futebol brasileiro
Tribunal tira ponto do Rubro-Negro e declara Cruz-Maltino como vencedor da partida válida pela 35ª rodada da Série B
- Matéria
- Mais Notícias
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Sport e considerou o Vasco o vencedor da partida na Ilha do Retiro. Apesar dos dispositivos legais já preverem tal punição, a pena nunca tinha sido aplicada na história do futebol brasileiro.
Relacionadas
Diante de tal fato, esta é a primeira jurisprudência nesse sentido e, com isso, o primeiro precedente foi aberto para futuros julgamentos. Ou seja, se acontecerem episódios semelhantes ao da 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o caso vai servir de exemplo.
Além da perder os pontos, o Sport foi punido com multa total de R$180 mil, mais a perda de oito mandos de campo com portões fechados.
O L! entrou em contato com o doutor Marcelo Jucá, que atuou na defesa do Vasco. Com exclusividade, o advogado manifestou o sentimento de que a justiça foi feita.
- Foi o julgamento da minha vida. Inédito. Fizemos acontecer com que a lei fosse cumprida - afirmou o doutor Marcelo.
Logo após o término do julgamento, Gisele Cabrera, diretora jurídica da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco, contou sobre a importância da aplicação da lei no caso.
- Foi extremamente importante para essa Nova Era do futebol brasileiro. A Era da SAF, com o Vasco, o futebol como um produto. Isso foi muito discutido dentro do Vasco, principalmente com os nossos investidores. O futebol brasileiro precisa ser um produto rentável e interessante. O que aconteceu na Ilha do Retiro não pode acontecer mais - disse a doutora Gisele.
Vale destacar que o Vasco ficou com 64 pontos, ultrapassou o Bahia e terminou a Segunda Divisão em terceiro lugar.
RELEMBRE O CASO
O empate em 1 a 1 entre Sport e Vasco foi válido pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 16 de outubro. Após o gol de Raniel, que empatou o jogo em pênalti assinalado pelo VAR, os jogadores da equipe carioca foram comemorar em frente à torcida mandante.
Muitos objetos foram arremessados na direção dos atletas do Gigante da Colina, além de torcedores invadirem o campo para agredir os vascaínos. No momento da invasão, lamentavelmente uma bombeira foi agredida.
A partida ficou paralisada por quase uma hora. Com isso, o árbitro Raphael Claus determinou o encerramento ao entender que o confronto não tinha condições de segurança para poder reiniciar.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias