Veja como era o mundo na última vez em que o Vasco venceu o Corinthians
Gigante se impôs e consegiu quebrar o tabu
O mundo era muito diferente em 2010, ano da última vitória do Vasco sobre o Corinthians, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. 14 anos atrás, a cultura, o jeito de se vestir, andar, falar e se entreter era diferente. Agora, muitos anos depois, o Vasco voltou a vencer o Timão, lavou a alma e encerrou um longo tabu.
➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco
Redes sociais
Se hoje o Facebook é muito popular, naquela época era a vez do Orkut. A plataforma foi uma rede social online que ganhou grande popularidade no início dos anos 2000. Lançada em janeiro de 2004, a plataforma foi desenvolvida pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, da Google. Inicialmente, o acesso ao Orkut era restrito por convites, o que contribuiu para a sua rápida disseminação.
O Orkut permitia que os usuários criassem perfis, conectassem-se com amigos e participassem de comunidades online. Uma característica marcante eram os depoimentos, mensagens públicas deixadas no perfil de um usuário por seus amigos. A plataforma oferecia uma maneira interativa e socialmente conectada para as pessoas compartilharem suas vidas, interesses e paixões.
Música
Na música, a bola da vez era o Restart. Formada em São Paulo em 2008, a banda era composta por Pe Lanza (voz e guitarra), Pe Lu (voz e baixo), Koba (guitarra) e Thomas (bateria). O som da Restart era caracterizado por influências pop, pop punk e new wave.
A banda alcançou grande popularidade, especialmente entre o público adolescente. Seu visual colorido, composto por roupas chamativas e cabelos coloridos, tornou-se uma marca registrada e contribuiu para sua identidade única. O estilo musical leve e as letras românticas também cativaram uma base de fãs dedicada. Curiosamente, a banda voltou à ativa em 2023, levando muitas fãs aos seus shows.
Tecnologia
Para ouvir o Restart, não havia nada melhor que um MP4. Lançado anos antes, o dispositivo era capaz de reproduzir músicas e vídeos. Usados até os dias atuais, Os reprodutores de MP4 geralmente têm telas coloridas para visualização de vídeos, capacidade de armazenamento interno ou suporte para cartões de memória, e baterias recarregáveis para portabilidade. Alguns modelos mais avançados também podem oferecer recursos adicionais, como rádio FM, gravação de voz e jogos simples.
Futebol
Resumindo apenas a Vasco e Corinthians, muita coisa mudou dos anos pra cá. O Vasco, na época, ainda não tinha Copa do Brasil e só tinha ido para a Série B em uma única oportunidade. O Timão, por outro lado, ainda não havia conquistado a Libertadores. Em relação aos rivais, Flamengo e Palmeiras, por exemplo, tinham apenas uma Libertadores cada. Agora, já possuem três.
Veja outras peculiaridades de 2010
- Lula terminava seu segundo mandato como presidente, e fazia campanha para eleger sua sucessora Dilma
- Salário mínimo era de R$ 510
- Não existia VAR nem Goal Line Technology na arbitragem
- Pedrinho, atual presidente do Vasco, ainda jogava e integraria a equipe do Olaria no ano seguinte
- Lamine Yamal, que jogará uma final de Euro no próximo domingo, tinha 3 anos de idade
- Neymar, aos 18 anos, era uma jovem promessa do Santos
- Coutinho tinha acabado de se transferir para a Internazionale.
- Messi e Cristiano Ronaldo tinham apenas uma bola de ouro cada
- A Espanha tinha acabado de conquistar seu primeiro título de Copa do Mundo
- Michel Teló era o cantor brasileiro mais ouvido
- Marcelo Dourado era o atual campeão do BBB, apresentado por Pedro Bial
- O iPhone 4 era o lançamento do momento
- Não existia TikTok, e smartphones ainda eram pouco difundidos no Brasil
- PlayStation 4 só seria lançado 3 anos mais tarde
Com lei do ex, Vasco vence o Corinthians pelo Brasileirão e quebra jejum de 14 anos
O Vasco venceu o Corinthians por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (10), em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols, em São Januário, foram marcados por Lucas Piton, que foi revelado pelo clube paulista, e Sforza
Com a vitória, o Vasco quebrou um jejum de 14 anos sem vencer o Corinthians. Agora, o Cruz-Maltino foi a 20 pontos e é o 10º colocado na tabela do Brasileirão. Já o Timão segue em crise e é o primeiro time na zona de rebaixamento (17ª posição) com 12 pontos.
Na próxima rodada, o Vasco volta a entrar em campo para enfrentar o Atlético-GO, na quarta-feira (17), às 19h, no Estádio Antônio Accioly. Já o Corinthians joga em casa contra o Criciúma. A bola rola às 21h de terça-feira (16).