Aos 66 anos, Levir Culpi anuncia aposentadoria do futebol
O agora ex-técnico teve passagens por vários clubes brasileiros, mas se destacou no mercado brasileiro dirigindo Atlético-MG e Cruzeiro
- Matéria
- Mais Notícias
Chegou ao fim a carreira de um dos técnicos mais vitoriosos do futebol mineiro e brasileiro. Levir Culpi anunciou em Belo Horizonte que vai encerrar a carreira de treinador, aos 66 anos.
-Eu encerrei a minha carreira. Agora chega, vou cuidar dos meus netinhos. Eu ainda não me comuniquei publicamente, mas é a primeira vez que falo em me aposentar. Mas vou cuidar dos meus netinhos. Chega. Esses dias fiquei pensando, olhei para a minha idade, tenho 66 anos. Está ótimo. Chega!- disse ao programa Globo Esporte, d TV Globo Minas.
O último trabalho de Levir no futebol foi comandando o Atlético-MG entre o fim de 2018 até abril deste ano, quando foi demitido após a má campanha do time na Libertadores, não conseguindo nem passar da fase de grupos.
Levir Culpi começou no futebol como treinador no juventude, onde encerrou a carreira como jogador. Mas, ganhou destaque nacional nos clubes mineiros, vencendo 11 dos seus 16 títulos como técnico por Cruzeiro e Atlético-MG clubes em que mais trabalhou, com diversas passagens.
Relacionadas
No Galo, conquistou seis títulos na carreira: três Mineiros (1995, 2007 e 2015), uma Série B (2006), uma Copa do Brasil (2014) e uma Recopa Sul-Americana (2014), com 320 jogos à frente do alvinegro, tendo 172 vitórias, 66 empates e 82 derrotas.
Já no Cruzeiro, Levir Culpi teve sua primeira projeção nacional com a conquista da Copa do Brasil de 1996 sobre o poderoso time do Palmeiras, em pleno Parque Antártica. Além do mata-mata nacional, Levir teve êxito na Toca da Raposa vencendo dois Mineiros (1996 e 1998), Recopa Sul-Americana (1998) e uma Copa Centro-Oeste (1999), além dos vices-campeonatos, do brasileiro e da Mercosul, ambos em 1998. Levir comandou o time celeste em 257 jogos, com 140 vitórias, 68 empates e 49 derrotas.
Carreira como Jogador
Levir Culpi nasceu em Curitiba-PR e jogou como zagueiro por sete clubes como zagueiro: Coritiba, Botafogo, Santa Cruz, Colorado, Atlante, Figueirense e Juventude.
Outros títulos como técnico
O treinador também treinou outros grande do Brasil, como Santos, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, vencendo outros campeonatos na carreira, Confira a lista:
Pelo Fluminense: Primeira Liga de 2016. No São Paulo, o Campeonato Paulista de 2000. Com o Paraná Clube, o título Paranaense de 1993, Catarinense de 1989, pelo Criciúma e Série B de 1988, com a Inter de Limeira.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias