Danilo Barbosa ganha espaço no Botafogo, mostra credenciais e celebra sequência após problemas físicos
Meio-campista é o melhor em campo na goleada sobre o Cesar Vallejo, do Peru, pela Copa Sul-Americana, e agradece o apoio do elenco para se manter como titular
Desde que assinou com o Botafogo, Danilo Barbosa tenta disputar uma posição no meio de campo do elenco comandado por Luís Castro. Contudo, o atleta enfrentou uma série de problemas físicos que o impediram de ter uma sequência e se firmar entre os onze. Nas últimas partidas, porém, o volante passou a ter mais espaço e tem dado dinamismo ao setor ao qualificar a saída de bola e a marcação e chegar à frente para dar assistências.
+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro
O comandante surpreendeu na escalação para o duelo com o Universidad César Vallejo, do Peru, e colocou um meio de campo mais qualificado com a bola no pé. Além de Danilo, que exerceu a função de primeiro homem, Lucas Fernandes foi responsável pelas transições ofensivas, e a equipe contou com um estilo de mais velocidade com o novo gramado sintético do Nilton Santos. Ambos também deram mais liberdade para Eduardo transitar mais perto de Tiquinho Soares.
A mudança surtiu efeito, e o que se viu em campo foi um Alvinegro dominante, se impondo diante de sua torcida e não deixando o adversário incomodar a meta defendida por Lucas Perri. Existe uma enorme diferença técnica entre os times, é verdade, mas a equipe carioca trouxe novas perspectivas para a sequência da temporada com viés de evolução e chegou à quarta vitória consecutiva em 2023.
+ Após goleada do Botafogo, Luís Castro desabafa sobre críticas: 'Mexeu com a nossa dignidade'
Além de exercer o papel na contenção com uma forte marcação, Danilo soube aproveitar os espaços e arriscar algumas subidas. Com qualidade, ocupou bem o lado direito e arrancou para erguer a cabeça e achar Victor Sá livre na entrada da área. O atacante finalizou com força e não ofereceu qualquer chance para o arqueiro defender.
Depois de problemas na última temporada, o meio-campista citou que deu prioridade para sua saúde física e mental no período de férias. Com apenas seis partidas no ano passado, Danilo tenta buscar a regularidade necessária para se firmar de vez como titular e já soma treze jogos com a estrela solitária no peito em 2023.
- Sigo trabalhando, independente das lesões que tive principalmente no ano passado. Para um atleta de alto nível, ter uma quebra na sequência de jogos influencia o emocional. É fruto muito do grupo, é um grupo que não deixa você cair nem desanimar. Isso tem sido fundamental, manter essa positividade e ter o apoio de todo o grupo – afirmou Danilo, na coletiva pós-jogo.
Por fim, o volante também respondeu sobre o novo gramado sintético do Estádio Nilton Santos, e ressaltou que o time ainda está em fase de adaptação. No entanto, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo jogará fora de casa, na segunda, às 20h, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.
+ De homenagens no campo até irritação na entrevista: o reencontro entre Loco Abreu e Botafogo
- Independente da velocidade que imprimimos no jogo, e também em função do desgaste de ficar em cima, pressionando, recuperando a bola no campo de ataque, há essa questão da adaptação ao gramado. Comentamos bastante ali dentro sobre controle, passe, a bola às vezes bate e ganha velocidade, e às vezes fazemos o passe e a bola não vai. É uma adaptação gradativa, a cada treino e jogo vamos percebemos como a bola rola. Hoje tivemos mais êxitos do que erros - ressaltou.