Governo notifica Flamengo, São Paulo e CBF por preços de ingressos da final da Copa do Brasil
Partida de ida da decisão acontece neste domingo, no Maracanã
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Nesta sexta-feira (15), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a CBF, o Flamengo e o São Paulo sobre os preços dos ingressos para os jogos da final da Copa do Brasil. A pasta ligada ao Ministério da Justiça entende que os "valores excessivo dos ingressos" inviabilizam participação de alguns consumidores.
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A partida de ida decisão da Copa do Brasil acontece neste domingo, às 16h (de Brasília) no Maracanã. Para os ingressos desse jogo, o Flamengo cobrou entre R$ 100 e R$ 4,5 mil. Já para a volta, no dia 24, no Morumbi, o São Paulo colocou as entradas à venda com valores entre R$ 100 e R$ 2 mil.
Os clube e a CBF terão 48 horas, a partir do recebimento da notificação, para responder aos questionamentos da Senacon sobre possível prática de preços abusivos para os jogos. De acordo com o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a medida serve para apurar possível descumprimento das regras do Código de Defesa do Consumidor.
- Nós estamos pedindo explicação ao Flamengo e à CBF, assim como ao São Paulo, para explicar o valor desse preço. Como se chegou a esse valor? Que itens compõem essa precificação? E, de acordo com a resposta que vier, nós adotaremos as providências que nos cabem para fazer valer as diretrizes do Código do Consumidor e da Lei Geral do Esporte, quando se trata de preço de ingresso do futebol - explicou Damous.
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Para o secretário, a notificação também tem como o objetivo questionar os envolvidos sobre como eles estão acolhendo os consumidores de baixa renda.
- Os preços dos ingressos praticados ultimamente em todos os campeonatos que acontecem aqui no Brasil tem sido acima da capacidade aquisitiva da maior parte do povo brasileiro. E nós sabemos a importância do futebol para o povo brasileiro, o entretenimento, a cultura. O futebol é um bem material e isso está afastando a maioria da população dos estados - afirmou Wadih Damous.
Antes, o Flamengo já havia sido notificado pelo Procon-RJ por causa dos preços dos ingressos para a decisão e justificou os valores pela "oferta e demanda".
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