Curiosidades das Copas: Holanda, três vezes vice e jamais campeã
Seleção laranja perdeu finais em 74, 78 e 2010, além de ter caído nas semifinais em 98 e 2014; equipe conquistou fãs pelo mundo, mas não conseguiu ainda erguer o troféu
A Copa de 1978 ficou marcada pela Laranja Mecânica. Assim foi apelidada a seleção holandesa e seu "futebol total". O tetra brasileiro, por exemplo, foi frustrado pela equipe europeia naquele ano, com derrota por 2 a 0 na fase semifinal (fizeram o jogo decisivo do grupo que tinha também Alemanha Oriental e Argentina). No fim, porém, o esquadrão dirigido por Rinus Michels, com o brilhante Cruyff, sucumbiu diante da Alemanha na decisão. Quatro anos depois, sem o célebre camisa 14, os holandeses foram à decisão e caíram de novo para o anfitrião, desta vez a Argentina.
O vistoso futebol holandês, que tantos admiradores granjeou pelo mundo, ficou no "quase" três vezes em Mundiais. Além das duas edições dos anos 70, o país também foi vice em 2010, quando perdeu para os espanhóis, campeões inéditos. Em 98 e 2014, a equipe também ameaçou ir às alturas, caindo nas semifinais para Brasil e Argentina, respectivamente.
Antes de 74, quando "revolucionou" o futebol, a Holanda só tinha participado dos Mundiais de 34 e 38, ficando seis edições seguidas sem disputar. Após a geração que de Cruyff, Neeskens, Rensenbrinck, Rep e cia., houve mais um período de vacância de dois Mundiais, reaparecendo em 90 com o status de campeã europeia em 88. Mas a era liderada por Rijkaard, Gulitt e Van Basten foi parada de novo pela Alemanha, desta vez nas oitavas.
Não será neste ano que os Países Baixos darão fim à síndrome. A seleção holandesa não se classificou para a Copa da Rússia e adiou o sonho de sua gente em mais quatro anos.
1934 (Itália): caiu na primeira fase 1938 (França): caiu nas oitavas de final para a Tchecoslováquia 1974 (Alemanha): Perdeu a final para a Alemanha 1978 (Argentina): Perdeu a final para a Argentina 1990 (Itália): caiu nas oitavas para a Alemanha 1994 (Estados Unidos): caiu nas quartas para o Brasil 1998 (França): caiu nas semifinais para o Brasil 2006 (Alemanha): caiu nas oitavas para Portugal 2010 (África do Sul): perdeu a final para a Espanha 2014 (Brasil): caiu nas semifinais para a Argentina