menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

‘Defesa ganha campeonatos’: França quer repetir histórico de 2018 e provar força contra a Inglaterra

Após sofrer gols nas quatro partidas da Copa do Mundo do Qatar, França encara a Inglaterra neste sábado, às 16h. A defesa dos Bleus é fundamental para as pretensões na competição

Varane e Upamecano
Varane e Upamecano durante as oitavas de final contra a Polônia de Lewandowski (Foto: Franck Fife/AFP)

Escrito por

“Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos”: a frase de Phil Jackson, técnico lendário da NBA, também se encaixa ao futebol. A França, campeã em 2018, é um exemplo disso e, a partir deste sábado, a seleção de Didier Deschamps quer repetir a história. Após sofrer gols nos quatro jogos até aqui, sair ileso diante da Inglaterra é fundamental para as pretensões francesas. O duelo  entre França e Inglaterra será às 16h, no Estádio Al Bayt, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Apesar da ausência de Kimpembe, o setor defensivo chegou como um ponto forte da França na Copa do Mundo. Momentos de desatenção ou erros coletivos, contudo, fizeram os Bleus sofrer gols da Austrália, Dinamarca, Tunísia e Polônia. Em 2018, também foram quatro gols sofridos nos quatro primeiros jogos. Na busca pelo Tri, a esperança da seleção é repetir o desempenho a partir das quartas de final, quando só voltou a sofrer gols na finalíssima.

Varane, Upamecano, Konaté, Saliba, Theo Hernández, Koundé... Nomes de qualidade não faltam no grupo francês, que, diante de um ataque poderoso com Saka, Harry Kane e companhia, vai procurar confirmar a sua força pelo segundo Mundial consecutivo. Afinal, se repetir 2018 e não for vazada nas próximas duas partidas, a seleção da França pode ir a sua quarta decisão de Copa do Mundo.

O levantamento feito pela Fifa comprova a importância de boas defesas na briga pelo título da Copa do Mundo. Nas 24 partidas de mata-mata disputadas pelos últimos seis campeões - ou seja, de 1998 para cá -, as seleções não sofreram gols em 17 delas.

O exemplo mais clássico é a Espanha de 2010. Na Copa do Mundo da África do Sul, a seleção comandada por Xavi, Iniesta e companhia venceu todos os confrontos, das oitavas à final, por 1 a 0.

A França, no Mundial da Rússia, venceu o Uruguai por 2 a 0 e a Bélgica por 1 a 0, nas quartas e semifinal, respectivamente, dando sua contribuição para a máxima: "defesa ganha campeonatos".

Confira as campanhas da seleção da França nas Copa do Mundo de 2018 e 2022:

Fase de grupos de 2018:
França 2x1 Austrália
França 1x0 Peru
Dinamarca 0x0 França

Quartas de final de 2018:
França 4x3 Argentina

Oitavas de final de 2018:
Uruguai 0x2 França

Semifinal de 2018:
França 1x0 Bélgica

Final de 2018:
França 4x2 Croácia

Fase de grupos de 2022:

França 4x1 Austrália
França 2x1 Dinamarca
Tunísia 1x0 França

Oitavas de final de 2022:

França 3x1 Polônia

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter