Único penta! Há 16 anos, Brasil bateu a Alemanha e conquistou a Copa

Último título mundial da Seleção Brasileira foi festejado em 30 de junho, no Japão. Ronaldo marcou duas vezes na final contra o alemães e selou campanha 100% do Brasil

Escrito por

Dia 30 de junho está na história da Seleção Brasileira. Há exatos 16 anos, o Brasil conquistou seu quinto título da Copa do Mundo, ao vencer a Alemanha por 2 a 0, na final em Yokohama, no Japão. Ronaldo marcou os dois gols da decisão, se consolidando como artilheiro do torneio (oito) e coroando a volta por cima após graves lesões no joelho que abalaram a sua carreira. O Brasil seguirá como primeiro e único pentacampeão pelo menos até 2022, já que a tetra Alemanha foi eliminada da Copa de 2018 e tetra Itália não à Rússia.

A conquista do Penta veio com campanha incontestável: sete vitórias em sete jogos, com 18 gols marcados e apenas quatro sofridos. Luiz Felipe Scolari assumiu o cargo de técnico da Seleção na reta final das Eliminatórias e conseguiu montar um grupo campeão, bancando inclusive Romário, pedido pelo povo, fora da lista de convocados. De 3 a 30 de junho de 2002, o Brasil mostrou força na Coreia do Sul e no Japão e conquistou a taça.

Na primeira fase, a Seleção Brasileira bateu a Turquia (2 a 1), China (4 a 0) e Costa Rica (5 a 2). O caminho na mata-mata começou com triunfo por 2 a 0 sobre a Bélgica, e seguiu com vitórias sobre Inglaterra (2 a 1), Turquia mais uma vez (1 a 0), e terminou com o triunfo sobre a Alemanha na decisão.

Marcos, Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kleberson e Roberto Carlos; Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo foi o time escalado na final. Denílson e Juninho Paulista entraram em campo. Os outros nomes que ficaram na história são: Dida, Rogério Ceni, Anderson Polga, Belletti, Júnior, Vampeta, Ricardinho, Kaká, Edílson e Luizão. Cafu, o capitão após corte de Emerson na preparação, foi o último brasileiro a erguer a taça da Copa, eternizando-se com a frase "100% Jardim Irene", escrita em sua camisa, no momento da comemoração (foi uma homenagem ao bairro onde ele cresceu).

Foram poucos sustos na final e um Brasil que consolidou sua força contra uma Alemanha que chegou à decisão sem convencer. Rivaldo e Ronaldo foram decisivos na frente, enquanto que a zaga se mostrou sólida. Nas poucas vezes em que foi superada, Marcos apareceu para evitar o gol alemão. Os dois gols saíram no segundo tempo, um deles com falha do goleiro Oliver Kahn, definindo a vitória diante de mais de 69 mil pessoas no Yokohama Stadium.

Os comandados de Felipão desembarcaram no Brasil com grande festa, sendo recebidos pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília. A comemoração marcou a histórica cambalhota de Vampeta na rampa do Palácio do Planalto. O então corintiano saiu "rolando" para festejar o Penta, aplaudido por todos, inclusive pelo presidente da República.

Siga o Lance! no Google News