Com eleições no horizonte, Corinthians vive entre certezas e incógnitas no planejamento para 2024
Com o novo presidente, Mano vai ajudar na reformulação do elenco alvinegro
O Corinthians não briga por títulos na reta final de 2023, mas os últimos três meses do ano serão fundamentais para definir o planejamento do Timão visando a próxima temporada. Os principais pontos envolvem as eleições para presidente, o papel de Mano Menezes na reformulação no elenco e a posição do clube no Brasileirão.
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
O ponto central no dominó corintiano são as eleições, já que as decisões sobre renovações, contratações e saídas no elenco, além de mudanças no departamento de futebol e metas para os próximos anos serão estabelecidas por André Negão, candidato da situação, ou Augusto Melo, da oposição.
Apesar da indefinição política, é possível cravar a presença de algumas figuras dependendo do vencedor no dia 25 de novembro. Caso André Negão vença o pleito, Andrés Sanchez voltará a ter poder no futebol do Corinthians. Além disso, Fábio Santos, que está com a aposentadoria encaminhada, pode ganhar um cargo na diretoria do candidato da situação.
A mudança será mais profunda em caso de vitória de Augusto Melo, que pode incorporar Chicão, ex-zagueiro e ídolo corintiano, à diretoria.
RENOVAÇÃO NO ELENCO
Com nove jogadores em fim de contrato, o Corinthians vai passar por uma grande reformulação no elenco visando 2024, e o clube pode ter alívio de RS 8 milhões na folha salarial.
Segundo apurou a reportagem, Gil, Fábio Santos, Cantillo, Giuliano e Ruan Oliveira não devem permanecer no clube para a próxima temporada.
Com contrato até o final de 2025, o técnico Mano Menezes terá papel importante na avaliação sobre quais jogadores irão continuar ou deixar o Timão. O caso mais notório é o de Renato Augusto, liderança técnica da equipe que vem sofrendo com problemas físicos nas duas últimas temporadas. Mano vai avaliar a condição física do camisa 8 e, com o novo presidente, tomar uma decisão sobre o futuro do meia de 35 anos.
+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF
BRASILEIRÃO
Com apenas quatro pontos de distância para o Vasco, primeiro time na zona do rebaixamento, a luta inicial do Corinthians é fugir do Z4 para depois sonhar com uma competição internacional.
O Timão não está classificado para a Copa do Brasil de 2024, mas basta RB Bragantino ou Palmeiras terminarem o Campeonato Brasileiro dentro do G6 que o Timão garantirá vaga. A equipe de Bragança é a vice-líder da competição, enquanto o rival ocupa o 4° lugar.
Antes do início da temporada, a diretoria alvinegra traçou o 7° lugar como objetivo mínimo para o Corinthians no Brasileirão. No cenário atual, o Timão está dez pontos atrás do Fluminense, que ocupa tal posição na tabela. O próximo compromisso da equipe de Mano Menezes é contra o Tricolor das Laranjeiras, na quinta-feira (19), no Maracanã.