Entenda como será o negócio entre Ronaldo Fenômeno e Pedro Lourenço na SAF do Cruzeiro
O ex-jogador e o dono dos Supermercados BH estão prestes a se tornarem parceiros na SAF do time estrelado, gerando novas receitas para o clube
- Matéria
- Mais Notícias
O Cruzeiro está perto de ter uma nova configuração acionária na SAF do clube. A expectativa é que Ronaldo Fenômeno, dono de 90% das ações da SAF celeste, venda uma parcela do futebol para Pedro Lourenço, empresário do ramo de supermercados. O mais provável é que haja uma negociação envolvendo 20% dos títulos. O clube mineiro emitiu um comunicado falando sobre o possível acordo, mas sem dar muitos detalhes.
O negócio pode demorar a ser anunciado de forma oficial, pois ainda dependerá de aprovação por parte do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que avaliará o acordo e como é, atualmente, o contrato da empresa de Ronaldo como gestora do futebol do Cruzeiro. Logo, com análise do CADE, o aporte só poderá sair de fato no meio do ano, dependendo dos trâmites do órgão.
Relacionadas
No comunicado da Raposa, o clube diz que todo recurso que entrar nos seus cofres será para atender demandas operacionais do Cruzeiro, sem especificar quais operações serão essas. Se, por exemplo, o aporte do empresário será utilizado para quitar dívidas na FIFA, como os R$ 31 milhões que o time azul tem de pagar ao Pyramids, do Egito, pela compra do meia Rodriguinho.
Mesmo se tornando acionista da SAF, Pedro Lourenço não terá interferência no dia a dia do futebol do Cruzeiro, tendo a equipe de Ronaldo, que continuará como acionista majoritário, à frente dos trabalhos. Porém, o filho de Lourenço, Pedro Júnior, passará a como integrar a gestão da Raposa.
Uma das vantagens imediatas do aporte de Pedro Lourenço no Cruzeiro será a possibilidade do clube aumentar seu orçamento com o futebol profissional, visando até contratações, mesmo com a gestão Ronaldo mantendo sua política de austeridade financeira e fiscal, implantadas desde que assumiu o clube, em 2022.
Especula-se que Pedro Lourenço quer a volta da Raposa para o Mineirão. Porém, não é um fato confirmado, vide que o time celeste tem um acordo com o América-MG para atuar no Independência até que se encontre uma solução para uma casa 100% estrelada.
Tara Brasil, sócia majoritária do Cruzeiro SAF, capta recursos através de debêntures
A Tara Sports Brasil, empresa controlada por Ronaldo Nazário e detentora de 90% de ações do Cruzeiro SAF, alcançou um acordo com um veículo de investimento ligado ao empresário Pedro Lourenço.
Devido às notícias divulgadas e diversas especulações em torno da negociação, a Tara esclarece que o acordo contempla uma subscrição de debêntures conversíveis - que já estava planejada -, sendo que os recursos captados pela Tara serão utilizados exclusivamente para necessidades operacionais do Cruzeiro SAF.
Vale esclarecer também que a operação não caracteriza, inicialmente, mudança no quadro societário e nem qualquer interferência na gestão do Cruzeiro SAF.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias