menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

A Euro já tem a sua canção mais polêmica. E ela é da Croácia

Uefa acata apelo de antirracistas e pede para torcida croata não cantar a música que é o segundo hino do país. Presida da federação solta o verbo e diz que o pedido está recusado 

Suker - artilheiro da Copa de 1998 pela Croácia
Suker, astro da Croácia nos anos 90 , é o atual presidente da federação. E mandou recado à Uefa: enquanto ele comandar a entidade croata, a música "Lijepa Si Li " será entoada em todos  os jogos da seleção (Arquivo Lance!)

Escrito por


Um pedido de três associações contra o racismo - SOS Racismo, Movimento Europeu contra o Racismo e a filial croata da Iniciativa Jovem pelos Direitos Humanos - enviado para a Uefa gerou uma onda de reclamações entre os croatas. As organizações pediram a proibição de uma música que é canção oficial dos torcedores do país e que se chama "Lijepa Si Li" ( "Você é Linda" em croata) alegando que ela é racista e faz que alusão ao ódio e a violência. Quando soube que a Uefa havia recomendado a proibição, o presidente da federação croata, o ex-atacante e goleador da Copa-98 Davor Suker respondeu irado:

- Isso é uma ingerência descabida e enquanto eu for o presidente da federação, esta música poderá ser cantada pelos nossos  torcedores. Ela é um simbolo do patriotismo e do orgulho do povo da Croácia, falando de amor e das regiões do nosso país.

A polêmica ocorre por dois motivos: uma das frases da música usa Herzeg-Bosnia, uma alusão à guerra contra a Bósnia pois a área citada se tornou parte do país vizinho. A outra é por causa do autor. Marko Perkovic "Thompson" é um muito popular na Croácia. E polêmico fora dela.  


Antigo soldado da guerra pela independência do país no início dos anos 90, Marko formou um grupo musical chamado Thompson, uma homenagem a submetralhadora que os croatas usavam na guerra. Em seguida, o artista adotou o Thompson como o seu apelido. Ultranacionalista, com temas belicistas e controversos nas músicas, acabou banido em alguns países.

A questão é  que "Você é Linda" é quase uma carta de amor patriótica. Virou um hino oficioso que todo o país sabe de cor.  É cantada em todos os jogos e, tradicionalmente, no fim das grandes vitórias os atletas se juntam aos torcedores e engrossam o coro.

Neste sábado, em Paris, esta era a música que os croatas cantaram na Fanzone de Paris. E caso a Croácia vença o seu jogo de estreia contra a Turquia, neste domingo, com certeza "Você é Linda" será ouvida  mais alta do que nunca. E provavelmente irá aumentar a polêmica em torno dela nesta Euro.

Eis abaixo a letra traduzida da canção que está dando o que falar na França:

Quando eu lembro, vem uma lágrima
As lembranças tornam vivas cada região e costumes da nossa nação
Eu reconheci a beleza que despertou o meu amor quando estou com você, Meu coração bate mais forte
 
Zagora, como você é linda!
Eslavônia, você é ouro!
Herzeg-Bosnia,  coração orgulhoso!
Dalmácia, meu mar!
Saudações a Lika, o orgulho de Velebit!
Quando Neretva apresenta, vira o mar
em seguida, recordo-me em sua memória
Seja o tema de minha canção
para todos os que saíram
 Vamos Istra e Zagorje
Deixe-nos levantar todas as três cores
Vamos nos abraçar na frente de todos

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter