Flamengo: emenda eleitoral e candidatura de políticos são pauta de reunião do Conselho Deliberativo
Encontro fará apreciação e votação de dois temas polêmicos
- Matéria
- Mais Notícias
O Conselho Deliberativo do Flamengo irá se reunir neste 14 de setembro para a apreciação e votação de duas emendas polêmicas: a extensão de um ano de mandato presidencial e a proibição da candidatura de pessoas que ocupem cargos políticos.
Relacionadas
+ Conselho Deliberativo do Flamengo aprova renovações de contratos com patrocinadores; veja detalhes
O assunto movimenta de maneira importante o cenário político do Flamengo, mesmo que a distância de um ano para as próximas eleições. A alteração de três para quatro anos no tempo de mandato exclui a possibilidade de reeleição. Caso seja aprovada, a expectativa é que emenda não beneficie Rodolfo Landim, atual presidente. No entanto, a oposição liga o alerta em relação a uma possível alteração no estatuto, de modo a garantir o mandatário no cargo por mais um ano.
Além do clima tenso em relação à emenda citada, voltará à Gávea o debate sobre a candidatura de políticos. Um dos temas que será votado é o impedimento de pessoas com cargos públicos, sejam elas eleitos pelo município, estado ou governo federal. A medida, caso aprovada, não impacta a atual situação de Marcos Braz, vice-presidente de futebol. Ele só seria atingido se, no futuro, tivesse a intenção de lançar uma chapa.
Quem seria diretamente afetado pela emenda, caso aprovada, é o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello. Ele, inclusive, vê a medida como tentativa de 'golpe'. O ex-mandatário, hoje deputado federal, se pronunciou sobre a votação. "Oi, pessoal, hoje é dia de trabalho aqui na Câmara. Eu vou me esforçar para chegar no Rio, na reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo a tempo, para votar contra a emenda do golpe, contra as emendas do golple. A sessão foi marcada deliberadamente para um dia de semana, sem transparência, sem dizer do que se trata, para ver se o golpe passa. Mas, vamos trabalhar, tá? Estamos juntos'.
Outro fator que pode movimentar muito a sede social do Flamengo neste 14 de setembro é o protesto de torcedores. Um grupo de rubro-negros planeja uma manifestação na porta da Gávea, no horário de início da reunião, contra o atual momento do Fla. O clube amargou mais um vexame após perder para o Athletico PR às vésperas da final da Copa do Brasil, e ligou o alerta dos flamenguistas visando a decisão.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias