Para embalar! Flu busca sequência inédita no Brasileirão contra o Ceará

Após triunfos contra Sport e Palmeiras, Tricolor pode vencer três partidas seguidas diante do lanterna do torneio. Retrospecto positivo de Marcelo Oliveira também causa animação

Escrito por

A recuperação do Fluminense no Campeonato Brasileiro tem animado os torcedores. Após amargar uma série de seis jogos sem vitórias antes da Copa do Mundo, o Tricolor conquistou sete dos nove pontos possíveis nos três jogos que disputou após o Mundial. E neste sábado, contra o Ceará, às 16h, no Presidente Vargas, o Tricolor pode de atingir um feito inédito nesta edição do torneio: conseguir uma sequência de três vitórias seguidas. 

A melhor sequência do Fluminense neste Brasileirão aconteceu entre a sexta e a sétima rodada, após vencer o Atlético-PR e a Chapecoense no Maracanã. Na partida seguinte, empatou com o Grêmio na Arena. A situação é parecida com a atual. Vindo de triunfos contra Sport e Palmeiras, pode superar a marca contra o melhor adversário possível: o lanterna da competição. 

Outro retrospecto animador é a campanha de Marcelo Oliveira. Desde que assumiu o comando técnico após a saída de Abel Braga, o treinador tem duas vitórias e um empate nas três partidas oficiais que disputou. Um retrospecto de 76% de aproveitamento, que pode aumentar no próximo sábado, é um dos motivos para acreditar em um resultado positivo. 

O outro motivo é o retorno dos atletas que estiveram suspensos na última rodada. Eram quatro no total, mas apenas três viajaram para Fortaleza: o lateral-direito Léo, o volante Richard, o meio-campista Sornoza. Já Dodi, que completaria a  lista, ficou no Rio de Janeiro e será ausência no duelo. Os reforços foram lembrados por Marcelo Oliveira antes do duelo. 

- Nosso elenco está gradativamente se reforçando. Quando chegamos, combinamos que de forma criativa teríamos que buscar de três a quatro jogadores. No ataque isso está sendo feito, chegaram quatro. Armamos o jogo hoje para marcar forte, contra-atacar e impor nossa condição - declarou. 

As principais dúvidas estão no esquema tático e em quem vai ocupar a posição de primeiro volante. Enquanto Richard e Airton disputam vaga, Junior Dutra corre por fora pela titularidade. Sendo assim, o Fluminense deve ir a campo com: Julio César; Gilberto, Gum, Digão e Ayrton Lucas, Richard (Airton), Jadson, Mateus Norton (Junior Dutra) e Sornoza; Marcos Junior e Pedro. 

Já o Ceará tenta dar a volta por cima no torneio. Com apenas oito pontos ganhos, o Vozão vê a distância para sair do Z4 aumentar a cada rodada e não contará com Richardson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para o seu lugar, o ex-tricolor Edinho deve ser o escolhido. Entre as novidades, quatro mudanças serão feitas na equipe titular. Além do volante, Jown Cardona, Juninho Quixadá e Leandro Carvalho devem começar jogando. 

Com a semana livre, o técnico Lisca testou a equipe na mesma formação do jogo contra o Internacional, quando o time nordestino vendeu caro o resultado. A ideia é jogar no 4-4-2 e fortalecer o meio de campo. Com isso, o Ceará deve estar escalado com Everson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Edinho, Fabinho e Juninho Quixadá; Jown Cardona, Arthur e Leandro Carvalho. 

Siga o Lance! no Google News