menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

300 crianças são salvas da guerra da Ucrânia com ajuda da Federação Internacional de Judô

Todas as crianças são atletas de diversas áreas do país; federação deu apoio logístico e financeiro 

Crianças salvas na Ucrânia
imagem cameraCrianças judocas foram resgatas de todas as regiões da Ucrânia (Foto:Divulgação)
Avatar
Lance!
Kiev (UCR)
Dia 09/04/2022
11:26

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou o resgate de 300 crianças praticantes do esporte que tentavam fugir da guerra da Ucrânia. A FIJ ajudou com apoio financeiro e logístico na difícil missão que durou três dias e retirou crianças de todas as regiões do país que desde fevereiro vive sob o ataque da Rússia.

Os meninos e meninas foram realocados na Romênia, país que faz fronteira com a Ucrânia.

- Nossos jovens esportistas foram recebidos por George Teseleanu, proprietário do clube esportivo local às margens do Mar Negro. Enquanto a guerra continuar na Ucrânia, nossos jovens judocas receberão acomodação e alimentação e poderão continuar seu processo de estudo e treinamento – disse um porta-voz da IJF.

- Em primeiro lugar, sou sinceramente grato a todos que ajudaram neste momento difícil. Estamos unidos e estamos sempre prontos para ajudar uns aos outros. Esperamos que nossos filhos possam continuar seu processo de treinamento de maneira adequada e que a guerra na Ucrânia termine em breve - disse o presidente da Federação Ucraniana de Judô, Mykhailo Koshliak.

Essa não é a primeira sanção da FIJ diante da guerra. Vladimir Putin, presidente da Rússia e principal responsável pelo conflito, era presidente honorário da federação e acabou perdendo o cargo. A guerra na Ucrânia segue atingindo diretamente o esporte e vitimando milhares de civis, como aponta os jornais internacionais.

Como sanção, a Rússia perdeu competições como a Fórmula 1 e acabou ficando de fora da repescagem da Copa do Mundo. Jogadores de futebol brasileiros que atuam na Ucrânia fizeram uma verdadeira cruzada para deixar o país. Atletas e ex-atletas que se alistaram no exército foram mortos em combate e outros ainda continuam na luta, como o prefeito de Kiev Vitali Klitschko, ex-campeão mundial de boxe

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias