Chiefs x Bills: pelo sonho do bicampeonato ou a volta ao Super Bowl para o ‘acerto de contas’; onde ver e a aposta
Kansas City tenta ser o primeiro time com títulos seguidos na liga desde os Patriots, enquanto não vai ao grande jogo desde 1994
Patrick Mahomes. Josh Allen. Kansas City Chiefs. Buffalo Bills. O que não vai faltar é emoção na noite deste domingo, às 20h40 (de Brasília), no Arrowhead Stadium, em Kansas City, quando duas das mais tradicionais franquias da NFL vão duelar pelo título da Conferência Americana e o passaporte carimbado para a Flórida, no dia 7 de fevereiro, quando acontece o Super Bowl 55, em Tampa. Muito estará em jogo quando a bola oval começar a voar no Missouri.
Um treinador, uma lenda
Esta é a terceira vez seguida que o Kansas City Chiefs, atual campeão da NFL, chega à final da AFC, igualando o recorde do Philadelphia Eagles, que havia estabelecido o feito entre 2002 a 2004. Nas duas ocasiões, um homem em comum estava no comando dos dois times: Andy Reid, um gênio na sideline.
Another opportunity to defend our house 😤 pic.twitter.com/AHM6acy88L
— Kansas City Chiefs (@Chiefs) January 23, 2021
Buscando os Patriots
Caso atinja a meta do Super Bowl 55, os Chiefs podem se tornar a primeira franquia da NFL desde os Patriots a conquistar dois títulos seguidos na liga, se juntando a um clube que possui, além de New England (Super Bowls 38 e 39), Denver Broncos (Super Bowls 32 e 33), Dallas Cowboys (Super Bowl 27 e 28), San Francisco 49ers (Super Bowls 23 e 24), Pittsburgh Steelers (Super Bowls 9 e 10; e também 13 e 14), Miami Dolphins (Super Bowls 7 e 8); e Green Bay Packers (Super Bowls 1 e 2).
Back to claim what is ours. #RunItBack pic.twitter.com/KrM3k93fks
— Kansas City Chiefs (@Chiefs) January 23, 2021
Olho em Mahomes
Para a alegria da torcida do Chiefs, Patrick Mahomes foi declarado apto a jogar após ser liberado do protocolo de concussão. Na semana passada, contra os Broncos, ele foi atingido em cheio em um hit e precisou deixar o campo de jogo. Por ter sido 'nocauteado', o jogador não voltou mais ao campo. Mas segunda mesmo, o jogador já estava fazendo um treinamento leve com o restante do time. A situação foi evoluindo e ele foi declarado apto para entrar em campo.
Na última temporada, Mahomes se tornou o mais jovem quarterback a conquistar um prêmio de MVP do Super Bowl. Se Kansas City derrotar Buffalo neste domingo, o camisa 15 vai se tornar o jogador mais jovem a iniciar dois Super Bowls como titular na história da NFL. Com 25 anos e 143 dias completados no dia 7 de fevereiro, Mahomes vai superar Russell Wilson, que possuía 26 anos e 64 dias quando disputou seu segundo Super Bowl.
Mãos seguras
Um dos principais alvos de Mahomes, além de Tyreek Hill, é Travis Kelce. O jogador vem vivendo uma temporada dos sonhos e de extrema precisão. Na última semana, foram oito recepções para 109 jardas e um toouchdown. Foi o quarto jogo de pós-temporada da carreira de Kelce com ao menos 100 jardas, marca que o deixa empatado com o maior registro obtido por um tight end na pós-temporada. Em 10 jogos de playoffs na carreira, Travis Kelce possui registrado 60 recepções para 741 jardas e sete toouchdowns, a maior marca obtida por um tight enda em toda a liga.
Perigo pelo chão
Mahomes está liberado para jogar, mas os Bills precisam tembém precisam se preocupar com outras situações. O jogo terrestre de Kansas City é bastante potente e Buffalo já provou desse veneno. A melhor atuação do time no fundamento foi exatamente diante dos Bills, na semana 6 da liga, com 245 jardas. Preocupado com os passes mais profundos de Mahomes, a estratégia de Buffalo foi intensificar o trabalho com os cornerbacks para evitar as grandes jogadas de Mahomes. Mas nada deu muito certo. Aliás, deu muito errado, com o jogo terrestre de Kansas sendo implacável.
Lá vem os Bills
Com a vitória sobre Baltimore na semana passada por 17 a 3, o Buffalo Bills avançou à sua primeira final de conferência desde 1993. A última vez que os Bills jogaram no Super Bowl foi em 1994. Foi a última de uma série de quatro idas consecutivas ao grande jogo, uma rotina que começou em 1991 (após a temporada regular de 1990). Como é sabido por todos os fãs da NFL e relembrado com muita tristeza pela Bills Mafia, Buffalo perdeu todas as quatro vezes que foi ao Super Bowl. Diante dos Chiefs, o time pode ter a chance de voltar ao grande jogo e reescrever a história.
BUFFALO vs. THE WORLD@KyleBrandt | @Surface pic.twitter.com/3t1hNvOHik
— Buffalo Bills (@BuffaloBills) January 24, 2021
O fator Steffon Diggs
Contra os Ravens, Diggs estabeleceu um recorde para a franquia em um jogo de pós-temporada, com 106 jardas recebidas um touchdown. Ele foi o líder jardas recebidas na última temporada regular, com 1.535. Se Buffalo derrotar Kansas City, Steffon Diggs pode se tornar o terceiro jogador a alcançar o Super Bowl na mesma temporada que liderou a liga em jardas recebidas, se juntando ao seleto grupo formado por Jerry Rice e Drew Pearson.
It's been a season unlike any other, but there's no one else we'd want by our side.
— Buffalo Bills (@BuffaloBills) January 23, 2021
We love you, #BillsMafia.
Trabalhando outras opções
Para vencer Kansas, ainda mais jogando no Arrowhead, um time precisa apresentar um variado arsenal ofensivo. Há muita confiança de que a defesa de Buffalo poderá ser capaz de parar Mahomes, mesmo que isso seja uma missão quase impossível. Caberá também ao ataque dar o seu jeito, buscando encaixar o jogo terrestre. Josh Allen é o líder da franquia em jardas corridas, com 57 em dois jogos dos Playoffs. A média de jardas terrestres do Bills na temporada regular foi de 64 por partida, menor que apenas um time que chegou ao Super Bowl: o Los Angeles Rams de 1991, com uma média de 41 jardas.
A aposta
O favoritismo é do Kansas City Chiefs, até estatisticamente. As projeções do Football Power Index, mecanismo de probabilidade da ESPN norte-americana, aponta Mahomes e cia. com uma chance de vitória 58,3% por uma média de 2,7 pontos.
Ficha do Jogo
Kansas City Chiefs x Buffalo Bills
Final da AFC
Data: Domingo (24), 20h40
Local: Arrowhead Stadium, em Kansas City, Missouri
Onde ver: ESPN, ESPN Play e Game Pass da NFL