Packers x Buccaneers: Aaron Rodgers ou Tom Brady? Apenas um vai ao Super Bowl; onde ver e a aposta
Final da NFC promete ser um jogo para a história com dois dos maiores QBs se enfrentando pela glória do grande jogo
De um lado, Aaron Rodgers. Do outro, Tom Brady. O virtual MVP da temporada regular da NFL encontra o maior QB de todos os tempos. Green Bay Packers e Tampa Bay Buccaneers estão prontos para fazerem um confronto épico na tarde deste domingo, às 17h05 (de Brasília), no gelado Lambeau Field, no Wisconsin. Apenas uma dessas lendas do esporte vai carimbar o passaporte para o Super Bowl 55 no próximo dia 7 de fevereiro, justamente no Raymond James Stadium, em Tampa.
Fim de maldição?
Será a chance de ouro dos Bucs voltarem a jogar em casa nesta pós-temporada. Em 54 edições do Super Bowl disputadas até hoje, nunca nenhuma equipe conseguiu chegar ao jogo que decide o título da NFL quando seu estádio foi escolhido como sede? Será que Tom Brady, Bruce Arians e companhia conseguirão quebrar essa ingrata marca?
Um ataque destrutivo
Os Packers estão dispostos a serem os guardiões dessa maldição. A derrota para o San Francisco 49ers na decisão da NFC da última temporada ainda está viva na mente de Green Bay. De uma temporada para a outra, o time melhorou - e muito. Atingiu um patamar superior e um potencial muito destrutivo, especialmente no ataque. Os Packers acumularam uma média de 38,1 pontos durante a temporada regular, a maior da NFL, além de 389 jardas em média por partida, a quinta maior da liga. Na defesa, apesar das quase 334 jardas cedidas por confronto, o time não sofre mais do que 18 pontos nos últimos quatro jogos. Ter uma defesa equilibrada será fundamental diante de Tom Brady e o terceiro melhor ataque da temporada regular, com uma média de 30,8 pontos por jogo.
Super Bowl goals 🏆
— Green Bay Packers (@packers) January 24, 2021
Sunday. Lambeau Field. #GoPackGo @LilTunechi | #GreenAndYellow 🔊🔥 pic.twitter.com/BjkOMMaaH6
O 'quase' está entalado
Esta será também a terceira aparição dos Packers na final da NFC em cinco anos, mas em nenhuma das oportunidades, Green Bay conseguiu voltar ao Super Bowl desde 2010, quando venceu seu último título. Após descansar na primeira rodada dos Playoffs, Green Bay, dono da melhor campanha da NFC, venceu o Los Angeles Rams com certa facilidade. Placar de 32 a 18, com Aaron Rodgers lançando para 296 jardas, com dois passes para TD e um touchdown corrido.
GOT HIM WITH THE PUMP FAKE! 😱
— Green Bay Packers (@packers) January 23, 2021
🔥 The MVP is on fire. 🔥
🔜 #TBvsGB in the NFC Championship Game | Sunday at 2:05 p.m. CT | FOX pic.twitter.com/4UOB8yM67R
O trio de ferro
Muito do poderio ofensivo de Green Bay durante a temporada regular passou pelo desempenho de uma trinca. Aaron Rodgers totalizou 4.299 jardas, com 48 touchdows, cinco interceptações e três touchdowns corridos. O running back Aaron Jones registrou 1.459 jardas de scrimmage e 11 TDs, enquanto o recebedor Davante Adams somou 1.374 jardas e 18 TDS em 14 jogos, uma máquina.
Opportunity awaits.
— Green Bay Packers (@packers) January 23, 2021
𝐍𝐅𝐂 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝐆𝐚𝐦𝐞.
𝐒𝐮𝐧𝐝𝐚𝐲 𝐚𝐭 𝐋𝐚𝐦𝐛𝐞𝐚𝐮 𝐅𝐢𝐞𝐥𝐝.@SiriusXMNFL | #TBvsGB | #GoPackGo pic.twitter.com/Sy9Gj7b0G1
O GOAT
No caminho de Aaron Rodgers e dos Packers estará Tom Brady, como dissemos, o maior quarterback da história. Aos 42 anos, muitos duvidavam do potencial do camisa 12. Seria ele capaz de chegar à uma final de conferência por outro time a não ser os Patriots? Brady não só provou que sim, era possível, como pode chegar a mais uma aparição em Super Bowl na carreira, o que representaria a 10ª vez no maior palco do futebol americano, com seis vitórias, a última em 2018, com os Rams.
The picks are in 👇
— Tampa Bay Buccaneers (@Buccaneers) January 23, 2021
📰: https://t.co/9QLzwHbkvZ pic.twitter.com/CpEVSd87aL
Não há nada que Tom Brady precise provar, talvez apenas para si mesmo. Liderou os Bucks à primeira aparição na pós-temporada desde a temporada 2007, registrando 11 vitórias e apenas cinco derrotas. Deixou para trás Washington Football Team no Wild Card, e despachou ainda o New Orleans Saints, de Drew Brees, dentro do Superdome. Tudo bem que não tinha o ensandecido público de Nova Orleans no local, mas há de se destacar o fato de que das cinco derrotas de Tampa na temporada regular, duas foram para os Saints. Não nos playoffs. O quintal de Tom Brady.
Na temporada regular, o camisa 12 de Tampa soltou o braço mais do que Rodgers. Foram 4.633 jardas, com 40 touchdowns, 12 interceptações e três TDs corridos. Seu principal alvo foi o recebedor Mike Evans, com 1.006 jardas e 13 touchdowns. O ataque terrestre foi liderado por Ronald Jones, com 978 jardas e sete touchdowns.
Último encontro
Green Bay Packers e Tampa Bay Buccaneers se encontraram na semana 6 desta temporada, com a franquia da Flórida conseguindo uma surpreendente vitória por 38 a 10. Naquele jogo, Aaron Rodgers, que até então não havia sofrido uma interceptação na temporada, teve duas, tendo seu pior desempenho na temporada regular, com apenas 160 jardas e nenhum passe para TD. Green Bay e Tampa se enfrentaram 56 vezes na história, incluindo um jogo de pós-temporada, com 33 vitórias de Packers e 22 de dos Bucs.
Lesionados
Buccaneers
WR Antonio Brown (joelho) fora
S Antoine Winfield Jr. (tornozelo) questionável
Packers
DE Kingsley Keke (concussão) fora
CB Kevin King (costas) questionável
Battle of the Bays.
— Tampa Bay Buccaneers (@Buccaneers) January 23, 2021
📺: #TBvsGB 3:05 p.m. ET Sunday on FOX pic.twitter.com/pyByqusJBa
A aposta
O Football Power Index, mecanismo de projeção da ESPN norte-americana, aponta Green Bay com uma probabilidade de vitória de 53,2, ligeiramente à frente por uma média de 1,1 ponto.
Ficha do jogo
Green Bay Packers x Tampa Bay Buccaneers
Final da NFC
Data: Domingo (24), 17h05
Local: Lambeau Field, em Green Bay (EUA)
Onde ver: ESPN, Espn Play e Game Pass da NFL