menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Primeiro QB negro em Vanderbilt e assistente de técnicos prestigiados. Conheça David Culley, novo head coach do Houston Texans

Criticada contratação da franquia texana tem longo histórico na NFL e foi assistente de Andy Reid, John Harbaugh e Bill Cowher

david culley baltimore ravens
David Culley tem sua contratação por Houston bastante questionada por fãs e imprensa (Baltimore Ravens)

Escrito por

Na noite da última quarta-feira (27), o Houston Texans definiu que David Culley, assistente técnico, coordenador de jogo aéreo e treinador de wide receivers do Baltimore Ravens, será o seu novo head coach. Culley, de 65 anos, tem uma longa trajetória na NFL, mas nunca assumiu uma posição como coordenador de alguma unidade na liga. A contratação foi logo ridicularizada na mídia, pela falta de credenciais mais expressivas e pelo fato do Baltimore Ravens ter sido o último em jardas aéreas na liga em 2020 – o que é compreensível já que foi o time que menos passou a bola. Mas vamos conhecer um pouco mais da história do novo head coach da franquia texana e entender os motivos que levaram Houston a selecioná-lo.

> 10 vezes Tom Brady: Lembre a trajetória do GOAT em Super Bowls


No College Football, David Culley atuou como quarterback em Vanderbilt. Ele foi o primeiro negro a jogar na posição pela prestigiosa universidade do Tennessee. David Culley iniciou sua trajetória como treinador de futebol americano em 1978, como técnico de running backs na universidade de Austin Peay. Ele ficou no circuito universitário até 1993, acumulando cargos como treinador de diversas posições no ataque, além de uma passagem como coordenador ofensivo em UTEP. Entre as universidades de maior renome que o novo HC dos Texans trabalhou estão Vanderbilt, sua alma mater, e Texas A&M – essa antes de migrar para a NFL.

Na NFL, iniciou como treinador de wide receivers no Tampa Bay Buccaneers, em 1994. Também ajudando na evolução dos recebedores, ele passou por Pittsburgh Steelers e Philadelphia Eagles, entre 1996 e 2010. Ele ajudou Yancey Thigpen, Terrell Owens e Desean Jackson a terem temporadas de Pro Bowl. Além de auxiliar na evolução de atletas draftados, como Reggie Brown, Jeremy Maclin e o próprio Desean Jackson. Em 2011 e 2012, subiu de posição, atuando também como assistente ofensivo, além das obrigações como treinador de wide receivers.

David Culley migrou dos Eagles para o Kansas City Chiefs, junto com Andy Reid, em 2013. Na ocasião, recebeu nova promoção e foi assistente do head coach e treinador de wide receivers na equipe do Missouri. Em 2014, foi bastante criticado, pois os wide receivers do Kansas City não conseguiram marcar nenhum touchdown na temporada – apesar de Dwayne Bowe ter somado mais de 700 jardas recebidas no ano. Em 2017 e 18, David Culley esteve no Buffalo Bills, na posição de técnico de quarterback, trabalhando com Tyrod Taylor, Nate Peterman e Josh Allen – este em seu ano de calouro.

De lá, se junto ao Baltimore Ravens até onde ficou até a última quarta-feira. Na franquia de Maryland, foi assistente do head coach, coordenador de jogo aéreo e técnico de wide receivers. Em 2019, no ano de MVP de Lamar Jackson, Culley ajudou o time a ter o melhor ataque aéreo da NFL em DVOA (métrica utilizada para analisar a eficiência na NFL). Também ajudou no desenvolvimento de Marquise Brown, que soma 15 touchdowns em dois anos de NFL.

Experiência com técnicos vencedores


Culley também aprendeu a treinar na NFL com alguns dos melhores treinadores da liga. Este por três anos no estafe de Bill Cowher, head coach do Hall da Fama, no Pittsburgh Steelers. Depois, se juntou à comissão técnica de Andy Reid – obtendo sucesso por vários anos com o Philadelphia Eagles. Aliás, Culley é bastante elogiado por Reid, que valoriza a forma como ele se conecta com jogadores e demais pessoas do estafe.

Da nova geração, David Culley também trabalhou com os elogiados Sean McDermott e John Harbaugh. Este último também sempre tem palavras elogiosas para direcionar a Culley, que o considerado um bom professor, que faz boas conexões com todos que trabalha e dedicado.

Química com Deshaun Watson

Não é segredo para ninguém que Deshaun Watson está insatisfeito no Houston Texans. O quarterback se sentiu traído quando o time contratou Nick Caserio para a posição de general manager. Desde então, crescem os rumores que o QB gostaria de ser trocado para outro time. A contratação de Culley pode colocar panos quentes na situação.

A imprensa americana informa que David Culley e Deshaun Watson criaram uma boa relação durante o Pro Bowl da temporada 2019. O treinador esteve na comissão técnica que comandou Watson no jogo festivo da NFL e Watson teria criado química instantânea com David Culley.

Além disso, uma das principais características do novo head coach do Houston Texans é como ele lida bem com pessoas, criando boas relações com os jogadores. Em um time que está sendo consumido por problemas e com um vestiário aparentemente fraturado, David Culley pode ser uma solução.

Histórico de críticas

Técnicos de posição ou coordenadores de Special Teams não são as contratações mais celebradas durante o ciclo de mudanças de técnico na NFL. Os fãs e jornalistas costumam fazer troça de nomes que não estão entre os com mais brilho como coordenadores de ataque de defesa. Basta olhar os últimos anos, com críticas a contratação de Joe Judge (técnico de wide receivers e coordenador de special teams do New England Patriots) e Dan Campbell (técnico de tight ends e assistente do head coach no New Orleans Saints). Os já citados John Harbaugh e Andy Reid, coordenador de Special Teams e técnico de quarterbacks, também tiveram suas contratações questionadas no passado. O histórico de ambos como head coaches prova, entretanto, que foram apostas certeiras de Baltimore Ravens e Philadelphia Eagles.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter