Se na seleção principal do Peru o sentimento recente foi de orgulho com o vice na Copa América, no futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos a impressão foi exatamente a inversa. Diante da Jamaica precisando somente de uma vitória por dois gols, os sul-americanos foram derrotados por 2 a 0 pela Jamaica frente ao seu torcedor no estádio da Universidad San Marcos.
Com sérias dificuldades de conseguir escapar da marcação mais pressionada e adiantada do time da casa, os jamaicanos levaram perigo ao gol de Carlos Cáceda acionando a subida em velocidade de Deshane Beckford. O camisa 15 cortou pro meio e bateu firme para defesa com igual segurança do arqueiro peruano para a zaga Blanquirroja terminar de afastar o perigo.
O selecionado do Peru era quem claramente tinha o comando da posse e tentava conduzir o jogo no seu ritmo para conseguir o quanto antes o placar necessário visando sua classificação. Todavia, faltava serem precisos no momento das assistências, dificultando com que o centroavante Mauricio Montes fosse acionado para levar maior perigo a meta de Jeadine White e tendo a equipe de apelar para chutes de média distância como foi o de Luis Calderón já aos 32 minutos que passou perto da trave esquerda de White.
Pouco antes do intervalo, já aos 46 minutos, o goleiro da Jamaica operou um verdadeiro milagre em troca rápida de passes vindo do lado esquerdo do ataque. Kevin Quevedo limpou bem o marcador, cruzou rasteiro e viu Jesus Pretell bater no contrapé de Jeadine White, mas com o camisa 1 pegando com a perna de maneira espetacular.
Diferente do que ocorria na etapa inicial, a equipe da América Central passou a achar mais espaços na linha defensiva peruana principalmente nas escapadas onde Beckford e Lamar Walker apareciam com relativa liberdade para finalizar, mas faltava pontaria. Entretanto, esse problema foi resolvido exatamente com Beckford onde ele, depois de ganhar na base da corrida e ficar cara a cara com Cáceda, bateu cruzado de pé esquerdo aos 10 minutos e dificultou bastante a missão dos anfitriões pensando na vaga para a semifinal.
Seguindo desorganizada na sua retaguarda, a Blanquirroja viu quase que um replay do primeiro tento ocorrer cinco minutos depois com Beckford de novo capitalizando a oportunidade, 2 a 0 Jamaica.
Depois disso, o que se viu foi o famigerado "abafa" feito pelos peruanos tentando a todo custo explorar as bolas aéreas. Precisando apenas a Jamaica ser atenta na recomposição além de outra ótima intervenção de White para evitar sair de campo com sua defesa vazada.
O resultado determinou que Argentina x Uruguai farão uma das semifinais com México x Honduras disputando a outra vaga pelo ouro. Panamá e Jamaica jogarão pela disputa de 5° e 6° lugares bem como Equador x Peru jogam para saber quem ficará em 7° e 8° colocados.