menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Japão avança na Copa: relembre brasileiros que jogam no país

Classificado para as oitavas de final, o Japão vem progredindo no futebol. O Brasil contribui para este progresso com atletas em sua liga 

Anderson Patric, artilheiro local, e Jô: brasileiros no Japão
Anderson Patric e Jô jogam no futebol japonês (Foto: AFP)

Escrito por

Iniesta, após a Copa do Mundo, vai desembarcar no Japão. O craque espanhol de 34 anos se despediu do Barcelona depois de 22 anos (contando categorias de base) e vai defender o Vissel Kobe. Ele será o nome mais relevante da J-League, que também tem Podolski, campeão mundial com a Alemanha em 2014 e outro astro do Vissel Kobe. O futebol japonês é um reduto de brasileiros.

Atualmente muitos atletas do Brasil jogam no Japão, ajudando a contribuir com o progresso do futebol no país. Nesta quinta os japoneses se classificaram para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Veja alguns dos principais nomes do Brasil na liga japonesa.

Jô - Nagoya Grampus
Campeão com o Corinthians e artilheiro do Brasileirão de 2017, ao lado de Henrique Dourado, Jô foi para o Nagoya Grampus este ano. É um dos principais brasileiros na J-League – tem seis gols no torneio. (Foto: Divulgação Nagoya Grampus)

Gabriel Xavier

Gabriel Xavier - Nagoya Grampus
O Nagoya Grampus conta também com Gabriel Xavier, de 24 anos, desde 2017. O meia surgiu na Portuguesa e também defendeu Cruzeiro, Sport e Vitória no Brasil. (Foto: Divulgação / Site Oficial do Nagoya Grampus)

Ademilson

Ademilson - Gamba Osaka
Revelado pelo São Paulo, Ademilson, de 24 anos, está no Japão desde 2015, quando foi para o Yokohoma Marinos. No ano seguinte, foi para o Gamba Osaka, clube atualmente dirigido pelo técnico Levir Culpi (além de Levir, outro treinador brasileiro na J-League é Oswaldo de Oliveira, no Urawa Reds). (Foto: Divulgação)

Leandro

Leandro no Kashima Antlers
Atacante de 25 anos, Leandro já defendeu Grêmio, Palmeiras, Santos e Coritiba no Brasil. Está no Kashima Antlers desde o ano passado. (Foto: Divulgação)

Souza

Souza
O volante de 30 anos está no Cerezo Osaka desde 2016. Souza defendeu Bahia (último clube no Brasil), Santos, Cruzeiro, Palmeiras, entre outros. (Foto: Divulgação/Cerezo Osaka)

André Bahia

André Bahia - Entrevista (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Revelado pelo Flamengo, o zagueiro de 34 anos defendeu o Feyenoord, da Holanda, por sete temporadas. André Bahia jogou também pelo Botafogo, seu último clube aqui no Brasil. Está desde 2015 no Shonan Bellmare. (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)

Alex Muralha

Alex Muralha - Albirex Niigata
Ex-Flamengo, o goleiro Alex Muralha defende o Albirex Niigata, da segunda divisão japonesa, por empréstimo (Foto: Divulgação)

Leo Silva

Léo Silva - Kashima
É conhecido do futebol mineiro – defendeu URT, Ipatinga e Cruzeiro. Léo Silva, meio-campista, também atuou pelo Botafogo e Portuguesa. Está no Japão desde 2013 – quatro temporadas pelo Albirex Niigata e as últimas duas pelo Kashima Antlers (Foto: Divulgação/AFC)

Eduardo

Eduardo Neto - Kawasaki Frontale
Revelado pelo Bahia, Eduardo defendeu o Botafogo de 2008 a 2011, quando foi para o Braga de Portugal. Seu último clube no Brasil foi o Avaí, em 2015. Pode jogar como lateral-esquerdo, zagueiro e volante. Está no Kawasaki Frontale desde 2016. (Foto: Divulgação / Kawasaki Frontale)

Anderson Patric

Anderson Patric
O artilheiro da J-League é brasileiro. O atacante Anderson Patric tem dez gols no torneio. É o quinto ano seguido dele no Japão, sendo o segundo no Sanfrecce Hiroshima (antes defendia o Gamba Osaka), líder do torneio. No Brasil, jogou pelo Vasco, Fortaleza, Atlético-GO, entre outros. (Foto: Divulgação)

Diego Oliveira

Outra final nos pênaltis aconteceu em 2010, quando FC Tokyo e LDU empataram por 2 a 2 no tempo normal. Os equatorianos perderam nos pênaltis
É o vice-artilheiro da J-League, com nove gols. Esta é a terceira temporada de Diego Oliveira no Japão – jogou as duas primeiras pelo Kashiwa Reysol antes de ir para o FC Tokyo. No Brasil, o atacante de 28 anos defendeu o Paraná, Bahia, Ponte Preta (último clube no país), entre outros. (Foto: TOSHIFUMI KITAMURA / AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter