Nos últimos dias, o LANCE! divulgou uma série de entrevistas com os candidatos à Presidência do Brasil. O intuito? Entender melhor os planos para desenvolvimento do esporte em nosso país. Entretanto, três dos 13 políticos que pleiteiam a vaga no Executivo não responderam à reportagem - Cabo Daciolo, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.
Para garantir iguais condições a todos os candidatos, o L! traz o que os três presidenciáveis pensam sobre esporte nesta nota. Ciro é o único que traz planos específicos voltados à prática esportiva em seu plano de governo, com quatro tópicos trabalhados. Daciolo e Bolsonaro não apresentam propostas voltadas ao mundo do esporte. Confira abaixo!
CABO DACIOLO
Candidato à Presidência do Brasil pelo Patriota, Cabo Daciolo parece não ter o esporte como uma de suas prioridades para o futuro. O deputado federal prega reforço das Forças Armadas, "bases que honrem a Deus" e até mesmo defesa das diretrizes do SUS - mas a palavra esporte não é sequer mencionada em seu plano de governo.
A reportagem procurou a assessoria do candidato no dia 3 de setembro de 2018 para entrevista. Entretanto, fomos informados uma semana depois de que Daciolo não responderia às nossas perguntas, já que estava "no monte, com previsão de retorno no dia 25". Alguns dias separam o contato inicial e o recolhimento do deputado, mas nenhuma de nossas questões foi atendida mesmo assim.
Quem é?
Nome completo: Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos (Patriota)
Vice: Suelene Balduíno Nascimento (Patriota)
Data de nascimento: 30/03/1976
Coligação: PATRI - Patriota
Ocupação: Deputado federal pelo Rio de Janeiro
Valor em bens declarados: Não declarou
Time de coração: Vasco
Ídolo no esporte: Não respondeu
CIRO GOMES
Candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) à Presidência da República, Ciro Gomes tem apenas três tópicos citados dentre as "diretrizes gerais" referentes ao esporte no Brasil em seu plano de governo.
O primeiro fala em "Desenvolvimento de programas de incentivo ao esporte, como iniciativas regionais e o Bolsa Atleta". O segundo é a "implementação e qualificação do esporte nas escolas como ferramenta de entretenimento e amparo dos jovens estudantes". O terceiro se refere à "promoção facilitada do acesso à cidade e espaços de lazer para que os jovens possam viver a cidade em sua plenitude".
A reportagem procurou o presidenciável no dia 3 de setembro para entrevista, por meio de sua assessoria. Após o pedido inicial, reforçamos a demanda em outros contatos, mas sem sucesso. Nenhuma pergunta foi respondida até o prazo de fechamento desta matéria.
Quem é?
Nome completo: Ciro Ferreira Gomes (PDT)
Vice: Katia Abreu (PDT)
Data de nascimento: 06/11/1957
Coligação: Brasil Soberano - PDT e Avante
Ocupação declarada: Advogado
Valor em bens declarados: R$ 1.695.203,15
Time de coração: Não respondeu
Ídolo no esporte: Não respondeu
JAIR BOLSONARO
Candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro destaca o esporte apenas quando fala sobre saúde e educação - mas não há quaisquer propostas específicas relacionadas ao campo.
Na parte em que aborda a prevenção de doenças, intitulada como "Prevenir é melhor e mais barato" em seu plano de governo, o projeto do candidato cita a integração do esporte com o programa Saúde da Família.
"Outro exemplo será a inclusão dos profissionais de Educação Física no programa Saúde da Família, com o objetivo de ativar as academias ao ar livre como meio de combater o sedentarismo e a obesidade e suas graves consequências à população, assim como o AVC e infarto do miocárdio", dizem as diretrizes do presidenciável.
Quem é?
Nome completo: Jair Messias Bolsonaro (PSL)
Vice: Hamilton Mourão (PRTB)
Data de nascimento: 21/03/1955
Coligação: Brasil acima de tudo, Deus acima de todos - PSL e PRTB
Ocupação declarada: Membro das Forças Armadas
Valor em bens declarados: R$ 2.286.779,48
Time de coração: Botafogo e Palmeiras
Ídolo no esporte: Não respondeu