L! Espresso: Gangorra
Luiz Fernando Gomes analisa a luta pelo título do Brasileirão
A cada rodada, um novo candidato a vice-líder. Não dá para dizer que o Brasileirão deste ano, liderado pelo Corinthians desde a quinta rodada, não teve emoção, não é verdade? A máxima de que “futebol é momento” se encaixa muito bem no cenário de perseguição ao Timão na tabela.
Veja o caso do Palmeiras. Há menos de duas semanas, o Verdão era o mais forte candidato a evitar a conquista antecipada dos alvinegros. Nesse curto espaço de tempo, com duas derrotas e um empate em três jogos, o papo de “foco no G4”, antes usado para tentar abalar o rival, virou a única meta possível. No meio do turbilhão alviverde, ressurgiu o Santos e... com a derrota em casa para o Vasco, na quarta-feira, falar em taça é quase uma sandice.
E, quem diria, se tem algum time que ainda possa ameaçar o Timão é o Grêmio, que parece ter relaxado ao se classificar à final da Libertadores e, assim, passou a jogar o Brasileirão sem pressão. São oito pontos de diferença, ainda uma distância palpável. Mas o Corinthians conseguiu recuperar algo essencial para quem quer ser campeão: confiança. A cinco rodadas do fim do Brasileirão, uma reviravolta na briga pelo título, vista como quase inevitável há 11 dias, agora se tornou impensável.