O futebol move paixões e também movimenta a economia brasileira. Um estudo elaborado pelo Itaú Unibanco mostra um panorama dos gastos dos torcedores dos seis clubes que ainda disputam o título do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Red Bull Bragantino e Grêmio).
Do grupo acima, o Flamengo tem a torcida que mais gasta com o time, enquanto o Palmeiras domina em número de transações. Nos dois rankings, no entanto, é a torcida do Botafogo que mais evoluiu no ano passado, dobrando as compras e triplicando o faturamento.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
O levantamento considerou as transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os seis clubes – sócio torcedor, compras no estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial - e contempla as transações realizadas entre janeiro e outubro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.
- O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. Isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem - disse afirma Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco, antes de completar:
- É natural que os times com as maiores torcidas – aqui, Flamengo e Palmeiras – liderem o consumo de seus torcedores, mas é bastante interessante ver o poder de consumo de uma torcida quando o time tem bons resultados e chances de título, como no caso do Botafogo.
Palmeiras e Flamengo têm as torcidas que mais consomem (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)