Conexão e oportunidades: os planos do COB com a nova campanha para os Jogos Paris 2024
Comitê Olímpico Brasileiro lança campanha "Manda Brasa, Brasil" para se aproximar de atletas e fãs. Foco será atingir o público jovem no ambiente digital
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O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, nesta quinta-feira, a campanha "Manda Brasa, Brasil". O posicionamento inédito de marca tem como objetivo aproximar e engajar entidade, fãs e atletas durante o ciclo dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024.
A estratégia é trazer uma comunicação completa, com inserções nas redes sociais, publicidade exterior ("out of home") e outras mídias. Os fãs do esporte brasileiro, dessa forma, poderão acompanhar todos os detalhes do trabalho do COB nos bastidores da preparação dos principais atletas e equipes do país.
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- Depois de 116 anos de história, pela primeira vez o COB lança uma campanha de posicionamento de marca específico para a entidade. O COB é a chama que abastece o atleta brasileiro nos 365 dias do ano e essa nova campanha mostrará todos os detalhes da caminhada até os Jogos Olímpicos de Paris e dos bastidores muitas vezes invisíveis, mas fundamentais para o sucesso dos atletas brasileiros em competições internacionais. Tenho certeza de que as ações previstas durante a campanha serão muito importantes para o fortalecimento da imagem do esporte olímpico brasileiro e beneficiarão todo o Movimento Olímpico em nosso país - disse Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil.
O pontapé inicial da campanha "Manda Brasa, Brasil" foi dado por Bia Ferreira, medalhista de prata no boxe em Tóquio 2020. A atleta iniciou um movimento digital ao publicar nas redes sociais um vídeo-manifesto com os principais conceitos do projeto (assista abaixo). Em seguida, mais de 50 atletas olímpicos e outras personalidades do esporte replicaram o mesmo vídeo, que visa gerar reconhecimento para a nova marca do COB.
- A expectativa é que a campanha gere awareness para o COB convertendo novos fãs para o movimento olímpico, além de gerar engajamento e novas oportunidades para nós, confederações e atletas. Estaremos plenamente satisfeitos se, ao chegar na abertura dos Jogos Olímpicos, atestarmos que essa conexão tenha construído uma relação mais próxima e que tenha gerado oportunidades e experiências únicas - explicou Gustavo Herbetta, diretor de Marketing do COB, ao LANCE!.
Foco no público jovem e digital
A campanha contempla ainda a criação de uma nova identidade visual para o COB, mais moderna e atualizada. A ideia é se conectar com o público jovem, um dos principais alvos do Movimento Olímpico atualmente, no ambiente digital.
A estratégia está alinhada aos planos do Comitê Olímpico Internacional (COI) de rejuvenescer o programa olímpico com esportes radicais ou modalidades com grande participação feminina. Em Tóquio 2020, surfe, skate, escalada esportiva foram incluídos no programa. Em Paris 2024, a novidade será o breaking.
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Além da nova identidade visual, uma outra forma de se aproximar ao público jovem será a produção de conteúdo com atletas do Time Brasil. De acordo com comunicado oficial da entidade, a escolha dos esportistas poderá seguir critérios como carisma, engajamento ou modalidades com maior apelo junto ao público-alvo. Ao L!, o diretor de Marketing do COB garantiu que haverá oportunidade para a participação de muitos atletas.
- Temos tempo e espaço suficiente para darmos visibilidade para grande parte do Time Brasil. O principal critério é o contexto, a qualidade do storytelling que podemos construir com eles e obviamente a adequação ao calendário esportivo de cada um. A nossa diferença é essa pluralidade de modalidades e histórias - disse Gustavo Herbetta.
Planejamento do COB até os Jogos Paris 2024
A campanha "Manda Brasa, Brasil" terá a duração de 15 meses e será desdobrada em três fases. A primeira, que teve início nesta quinta-feira, inclui o manifesto que posiciona o COB institucionalmente e desdobramentos que mostrarão a atuação da entidade nos bastidores da jornada até Paris.
Em um segundo momento, o COB vai trabalhar por meio de "calls to actions" promovendo produtos da entidade que contribuam para o engajamento e proximidade do fã com o movimento olímpico. Por fim, a terceira fase será mais mais conectada com os grandes eventos, o Pan-Americano Santiago 2023 e os Jogos Olímpicos Paris 2024. Neste momento, o COB promoverá uma convocação para a torcida, uma celebração para finalizar a campanha.
- É importante ressaltar que, em alguns momentos, as fases vão se sobrepor gerando intersecções que ajudam a atingirmos nossos objetivos de marca e da campanha - finalizou Herbetta, em contato com o LANCE!.
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