A temporada 2023 da MLS começa neste sábado com a expectativa de marcar o início de uma nova era da liga norte-americana de futebol. Impulsionada pela Copa do Mundo de 2026, que será na América do Norte, a MLS mostrou força comercial nos últimos meses e fechou acordos importantes fora das quatro linhas.
A partir deste ano, com a entrada do St Louis City SC, serão 29 times divididos entre as Conferências Leste e Oeste. A expansão da MLS faz parte de um projeto comercial antigo e que ainda não teve fim: a liga já triplicou o número de times desde 2004 e deve anunciar sua 30ª franquia até o final de 2023. Não está descartada a entrada de mais times até o Mundial de 2026.
- O caminho para 2026 é combustível para todo o ecossistema do futebol nos Estados Unidos, não apenas para a MLS. Estamos esperando que essa enorme energia e essa empolgação borbulhante explodam de vez quando a Copa do Mundo estiver aqui. Queremos que seja o pontapé inicial para o futuro do futebol na América do Norte. Ligas maiores e mais populares, mais torcedores, mais interesse, mais envolvimento cultural. Se a Copa for bem administrada, as oportunidades são infinitas para o futebol nos EUA — disse o comissário da MLS, Don Garber, nesta semana.
Acordo histórico de transmissão
A principal novidade nos bastidores é o contrato global com a Apple pelos direitos de transmissão do torneio. O contrato com a empresa de tecnologia é válido por 10 anos e garantirá, pelo menos, US$ 2,5 bilhões (R$ 13 bilhões) à MLS.
Todos os jogos da liga terão transmissão na plataforma de streaming Apple TV, sem restrições ou bloqueios de local. Como parte do mesmo acordo, todos os 29 clubes terão a marca da MLS/Apple na manga esquerda da camisa durante esta temporada.
Apple tem os direitos de transmissão da MLS (Divulgação/Apple)
Renovações e novos acordos de patrocínio
Outra prova da força comercial da MLS é o número de patrocinadores. De acordo com levantamento do Sports Business Journal, a liga abre a temporada com 33 acordos fechados, sendo 10 que foram fechados desde o ano passado. Além da Apple, a parceria mais importante é com a Adidas, que renovou o vínculo até 2030 e vai desembolsar um total de US$ 830 milhões.
Há outras empresas grandes na lista de patrocinadores, como EA Sports, Coca-Cola, Audi, AT&T e Powerade, por exemplo. As marcas são divididas em quatro cotas diferentes de patrocínio: Global, Estados Unidos e Canadá, apenas Estados Unidos ou apenas Canadá.
Lista de patrocinadores da MLS na temporada 2023:
(em parênteses o ano do início da parceria)
Globais: Adidas (1996) e Apple (2022)
Estados Unidos e Canadá: Continental (2010), EA Sports (2012), Coca-Cola (2015), Procter & Gamble (2021), University of South Carolina (2021), Caterpillar (2022), DoorDash (2022), Socios (2022), Sorare (2022) e IMG Arena (2022)
Apenas Estados Unidos: The Home Depot (2003), AT&T Telecom (2009), Allstate (2011), Audi (2015), Heineken (2015), JLab Audio (2017), Target (2017), Diageo (2019), BodyArmor (2020), Avant (2022), IHG Hotels & Resorts (2022) e RBC Wealth Management (2023)
Apenas Canadá: Kellogg's (2017), Powerade (2020) e Asahi (2022)