menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Jaqueline Mourão bate recorde brasileiro em participações nos Jogos Olímpicos

Atleta de 46 anos vai disputar as Olimpíadas de Inverno em Pequim e chegará a oito participações em sua carreira<br>

Jaqueline Mourão
imagem cameraAos 46 anos, Jaqueline Mourão vai disputar sua oitava Olimpíada (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Pequim (CHN)
Dia 02/02/2022
16:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

A atleta Jaqueline Mourão, conhecida por participar dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, vai disputar as Olimpíadas de Inverno de 2022, em Pequim, e, aos 46 anos, chegará a oito participações olímpicas na carreira, batendo o recorde brasileiro.

continua após a publicidade

Com atuações em três modalidades olímpicas na carreira (mountain bike, esqui cross-country e biatlo), Jaqueline Mourão vai chegar a seu oitavo Jogos Olímpicos, superando o velejador Robert Scheidt, a jogadora de futebol Formiga e o cavaleiro Rodrigo Pessoa. A brasileira participou das edições de Atenas 2004, Pequim 2008, PyeongChang 2018 e Tóquio 2020 (Verão) e Turim 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014 e PyeongChang 2018 (Inverno).

Jaqueline Mourão começou a praticar o ciclismo com 15 anos de idade, nas modalidades cross country e downhill. Aos 22 anos, representou o Brasil pela primeira vez em um campeonato mundial na Suíça. Logo em seguida, se lesionou e decidiu focar nos treinamentos de resistência aeróbia. Ao mesmo tempo, se formou em Educação Física e foi trabalhar na Suíça como assistente técnica no Centro Mundial de Ciclismo, onde participou de provas e passou a sonhar com uma vaga nas Olimpíadas.

Em 2004, a atleta vai a sua primeira Olimpíadas, em Atenas, sendo a primeira e única brasileira a disputar uma prova olímpica de mountain bike. Em seguida, vieram os Jogos de Inverno de Turim, em 2006, no esqui cross-country. Em Pequim 2008, Mourão esteve nas disputas do ciclismo dentro dos Jogos de Verão. Depois, em Vancouver 2010, no esqui cross country, em Sochi 2014, no biatlo e no cross country, em PyeongChang 2018, no esqui e em Tóquio 2020, no mountain bike.

Jaqueline foi eleita cinco vezes pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como a melhor atleta do Mountain Bike (de 2002 à 2006) e, em 2012, foi eleita a melhor atleta dos Esportes da Neve. Além disso, a atleta foi escolhida pelo COB para carregar a bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Vancouver 2010 e na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi 2014.

Nas Olimpíadas de Inverno de 2022, Jaqueline Mourão, ao lado do atleta Edson Bindilatti, foram selecionados para serem os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura. Ambos os atletas são experientes, possuem história no esporte e farão suas despedidas olímpicas em Pequim.

Jaqueline Mourão vai disputar a modalidade esqui cross country nas Olimpíadas de Inverno de 2022. A atleta vai ter a jovem Duda Ribera ao seu lado para representar o Brasil na competição.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias