Organização do Pan erra medida da prova de marcha 20km e 12 atletas “superam” recorde
Percuso que deveria ter 20km tinha cerca de 17km
- Matéria
- Mais Notícias
Por causa de um erro cometido pela organização dos Jogos Pan-Americanos, a prova de maracha atlética 20km disputada neste domingo (29) teve 12 atletas que fizeram a prova abaixo do recorde mundial. O percurso que deveria ter 20km tinha, na verdade, cerca de 17km. O início da prova masculina foi atrasada após a confirmação do erro para nova medição.
Relacionadas
+ Bola de Ouro 2023: Messi e Haaland despontam como os favoritos a vencer o prêmio
+ Quem vai cair? Aposte R$200 e ganhe mais de R$500 em Chapecoense x Tombense na Série B
Gabriela Garcia, do Peru, venceu a prova com um tempode 1h12min26s, quase 12 minutos acima do recorde mundial da cjinesa Jiayu Yang, de 1h23min49s. Contudo, a peruana finalizou a prova percebendo algum erros, já que não entendia as marcas que estava fazendo.
- Nós estamos aguardando a posição oficial da organização, os delegados se reuniram, o medidor do percurso já estava fazendo a verificação do primeiro quilômetro da peruana. Já está constatado que o percurso não tinha a distância correta. O recorde obviamente não será homologado - afirmou o diretor técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Cláudio Castillo.
+ Classificado, Brasil vence Honduras e garante liderança do grupo B no Pan-Americano
O percurso da prova deveria ter 1km, onde os atletas dariam 20 voltas. Contudo, as 20 voltas foram dadas em um percurso menor. No placar oficial, as 12 primeiras colocadas ficaram acima do recorde, inclusive as brasilerias Viviane Lyra, que ocupou a quarta posição com 1h15min33s, e Gabriela Sousa, com 1h21min5s.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias