Thiago Braz anuncia retorno de Elson Miranda como seu treinador
Campeão olímpico nos Jogos Rio-2016 voltará a atuar sob os comandos de treinador de longa data; dupla terá consultoria de Vitaly Petrov, pivô de desentendimento no passado
- Matéria
- Mais Notícias
Campeão olímpico do salto com vara nos Jogos Rio-2016, Thiago Braz da Silva anunciou nesta segunda-feira que voltará a morar no Brasil e treinar novamente com Elson Miranda de Souza, seu antigo treinador. O atleta comunicou sua decisão à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Ficou acertado que Vitaly Petrov, que foi responsável por sua preparação nos últimos três anos, continuará como consultor junto a Thiago e Elson. Petrov, por sua vez, treinou outros saltadores como Yelena Isinbayeva e Sergei Bubka, este atual vice-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
Elson, por sua vez, treinou Fabiana Murer - sua esposa -, único nome do atletismo nacional a sagrar-se campeã do salto com vara tanto no Mundial indoor (Doha 2010) quanto no Mundial de Atletismo em estádio (Daegu 2011).
Relacionadas
A parceria entre Elson e Vitaly correu por bastante tempo até que, com apoio do COB, o ucraniano incentivou a mudança de Thiago à Europa. Outras questões técnicas incentivaram o rompimento da dupla.
Agora ex-morador de Fórmia, na Itália, Thiago irá iniciar sua mudança nos próximos dias e deve fixar residência na cidade de São Paulo. Conforme divulgado pela CBAt, o saltador irá treinar inicialmente nas instalações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O atleta defende o EC Pinheiros e venceu a prova no Troféu Brasil Caixa de Atletismo em Bragança Paulista (SP), em setembro de 2018, quando o clube conquistou o tricampeonato do evento.
- O Thiago é uma das nossas maiores esperanças para os grandes torneios dos próximos anos. Ele contará com um técnico como o Elson, respeitado internacionalmente, e terá a consultoria do Petrov, que foi importante na evolução do salto com vara em nosso país - comemorou o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho.
Warlindo reuniu-se para tratar do 'caso' Thiago com Anderson Rosa (gerente técnico da Confederação), João Paulo Alves da Cunha (assessor técnico da entidade) e Carlos Alberto Cavalheiro (responsável pelo atletismo na área técnica do COB, parceiro da CBAt). Com Elson e Petrov, Thiago foi vice-campeão da Olimpíada da Juventude em Cingapura 2010 e campeão mundial sub-20 em Barcelona 2012.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias