Exclusivo: A pedido do LANCE!, Pelé escreve carta aos atletas brasileiros
Maior atleta do século 20 manda recado: 'Que continuem seguindo esse caminho e que o legado do evento estimule aos que ainda não tenham entrado em nosso time'
Momentos importantes da história do Brasil foram pontuados por cartas históricas. Pero Vaz de Caminha mostrou seu encanto pelo Novo Mundo, Getúlio Vargas dirigiu-se ao povo brasileiro antes do suicídio, e Lula fez a "Carta ao Povo Brasileiro" para se eleger em 2002. Houve também cartas de alforria, a Carta Magna (Constituição) e, mais recentemente, a mensagem do então vice Michel Temer à presidente Dilma Rousseff, prenunciando o processo de impeachment.
Nesta sexta-feira, o país viverá novamente um dia inesquecível, com a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Desta vez, quem escreve a carta é um rei: Pelé, que estava cotado para acender a pira olímpica, mas disse que não participará da cerimônia por não estar em plenas condições físicas. A pedido do LANCE!, o maior atleta do século 20 fez um texto ao atleta brasileiro do século 21. Não só aos de alto rendimento, que estarão competindo por lugares no pódio, mas a todos que veem no esporte ganhos além das medalhas, como saúde, disciplina, companheirismo e outros valores. Aproveite! E se você ainda não for um atleta, junte-se ao time.
"Estamos chegando ao início de um momento único para o Brasil e particularmente para o esporte brasileiro: uma Olimpíada e Paralimpíada no Brasil pela primeira vez.
Quero me dirigir a todos os esportistas brasileiros de ambos os sexos, idade, profissional ou amador.
Esporte é vida, é saúde e principalmente uma parte importante para a formação física e intelectual de qualquer indivíduo.
Ele é um meio que as pessoas podem utilizar para desenvolver e aprimorar seus atributos pessoais mais importante: disciplina, determinação, perseverança, espírito de equipe, além de hábitos saudáveis como alimentação, exercícios e repouso.
Tudo isso, somado às atividades pessoais e profissionais de cada um, fazem um povo ser mais unido e que convivam com mais harmonia, permitindo assim que a felicidade seja um bem atingível por todos.
Desejo a todos os esportistas que continuem seguindo esse caminho e que o legado que certamente essas Olimpíada e Paralimpíada deixarão em nosso querido Brasil estimule aos que ainda não tenham entrado em nosso time, que venham: todos serão bem-vindos. A saúde deles agradecerá como nós também que ficaremos felizes com novos companheiros.
Aos brasileiros que participarão desses dois eventos, desejo sucesso e que Deus abençoe a todos.
Como todo amor, Pelé."