Primeira com duas medalhas, Mayra entra para história do judô e do país
Judoca é a primeira mulher com duas medalhas olímpicas em esportes individuais. No judô, apenas três homens tinham conquistas em mais de uma Olimpíada
São 17 os judocas na história do Brasil que já conquistaram medalhas em Jogos Olímpicos. Mas apenas três deles tinham conseguido a proeza de "medalhar" em duas edições... Eram três homens, até Mayra Aguiar, medalhista de bronze em Londres-2012, repetir a dose no Rio de Janeiro, e passar a ser a quarta judoca, a primeira mulher, a entrar no seleto grupo de elite do esporte. Mas há um feito histórico ainda mais relevante nesta quinta-feira: ela é a primeira mulher com duas medalhas olímpicas pelo Brasil em esportes individuais.
Aurélio Miguel foi o primeiro a conseguir a façanha no judô, com ouro em Seoul-1988 e bronze em Atlanta-1996. Tiago Camilo foi medalha de prata em Sidney-2000 e bronze em Pequim-2008. Leandro Guilheiro levou bronze em Atenas-2004 e repetiu a dose quatro anos depois, na China. Mayra agora também tem dois bronzes para carregar no peito.
A gaúcha conquistou a 21ª medalha da história do judô brasileiro. Uma história que começou com o bronze de Chiaki Ishii, em Munique-1972. O primeiro ouro foi de Aurélio Miguel, na Coréia do Sul, em 1988. Desde a Olimpíada de Los Angeles, em 1984, o Brasil não passa um Jogos sem medalha no judô. Foi a terceira medalha brasileira no Rio de Janeiro, que já tinha o ouro de Rafaela Silva, também nos tatames, e a prata de Felipe Wu, no tiro.