ANÁLISE: Atuação fraca interrompe ‘evolução’, e Santos volta à estaca zero
Com a derrota para o América-MG em noite desastrosa, o Peixe permaneceu na zona de rebaixamento do Brasileirão
- Matéria
- Mais Notícias
A derrota do Santos por 2 a 0 para o América-MG neste domingo (3), na Arena Independência, foi um verdadeiro "balde de água fria" para o torcedor santista. A atuação consistente na virada contra o Grêmio e o desempenho "ok" na derrota diante do Atlético-MG na última rodada do Brasileirão haviam acendido um sentimento de esperança em meio ao momento delicado vivido pelo Peixe.
Relacionadas
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
O jogo deste domingo era uma boa oportunidade para a equipe de Diego Aguirre "voltar aos trilhos" em busca de afastar o fantasma persistente do rebaixamento, mas isso não aconteceu. Como o próprio treinador disse na coletiva após a partida, o Santos apresentou um jogo muito pobre, o que não era esperado tendo em vista principalmente o adversário, que era o lanterna da competição, e também as atuações dos últimos dois jogos.
+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Peixe!
Quando o Coelho já estava com 1 a 0 no placar, Aguirre decidiu mudar sua estratégia: colocou mais um zagueiro para "fechar a casinha" e passou a apostar nos contra-ataques. Também não funcionou. Logo após a entrada de Júnior Caiçara no lugar de Rodrigo Fernández, os donos da casa ampliaram o placar, e o treinador viu sua ideia afundar em questão de minutos.
O time não conseguiu se defender, contou com importantes defesas do goleiro João Paulo e com a "ajuda" da trave, que impossibilitou que o placar fosse mais elástico. Com baixíssimo aproveitamento nos cruzamentos e um meio-campo completamente apático, o Santos não teve poder de reação contra o então último colocado do Brasileirão - com a vitória, o América-MG ultrapassou o Coritiba e deixou a lanterna.
+ ATUAÇÕES: Coletivo do Santos não funciona, e Soteldo recebe pior nota em derrota no Brasileirão
A situação já era desfavorável, mas tudo ficou ainda pior quando Soteldo levou cartão vermelho de forma totalmente desnecessária. Como definiu Aguirre, a expulsão do meia já nos minutos finais da partida foi uma situação 'lamentável'. O camisa 10 retornou de uma rápida recuperação de entorse no tornozelo e era a grande esperança do Santos não só para o jogo deste domingo, mas também é para o restante da temporada.
Mais uma vez expulso por proferir xingamentos ao árbitro - já havia acontecido na estreia contra o Grêmio -, Soteldo já é desfalque certo para a próxima rodada diante do Cruzeiro, na Vila Belmiro, jogo importantíssimo para o Peixe. Se for julgado e punido pelo STJD, o gancho pode ir além da suspensão automática, o que seria um problemão para os planos do Santos na luta para deixar o Z4.
Com a Data Fifa, o Peixe terá dez dias para se preparar para o duelo contra a Raposa, que acontece no dia 14 de setembro (quinta-feira). Vale lembrar que além de Soteldo, que cumprirá suspensão, outros quatro jogadores do Santos foram convocados para suas respectivas seleções nacionais e podem ser desfalques devido ao desgaste: Marcos Leonardo (Brasil); Tomás Rincón (Venezuela); e Enzo Monteiro e Miguelito (Bolívia).
Preocupação e angústia são sentimentos que continuam andando lado a lado com a torcida santista, que vê a esperança indo embora aos poucos rodada a rodada. A "ilusão" na virada contra o Grêmio ficou para trás, e o Santos voltou à estaca zero. E como destacou Diego Aguirre, ainda tem muita coisa pela frente e, para conquistar resultados melhores e deixar de uma vez a zona de rebaixamento, o Peixe terá que melhorar muito, tanto tecnicamente quanto psicologicamente.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias