menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Irmão de Bustos, rebaixamento, altitude… Conheça o Blooming, adversário do Santos na Sul-Americana

Equipes se enfrentam na noite desta terça-feira (4), na Bolívia

Blooming
imagem cameraSantos e Blooming estreiam na 'Sula' (Foto: Divulgação / Blooming)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 03/04/2023
23:25
Atualizado em 04/04/2023
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

O primeiro adversário do Santos na Copa Sul-Americana será o Blooming, equipe boliviana. O duelo entre os times acontece na noite desta terça-feira (4), às 21h30, no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, pela primeira rodada da fase de grupos da competição continental.

+ Guia Santos: veja a análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o Peixe na Sul-Americana

Abaixo o LANCE! preparou um rápido guia para você, torcedor alvinegro ou amante do futebol, conhecer o clube da Bolívia. Confira!

continua após a publicidade


> Nova Vila Belmiro: veja imagens do projeto do estádio do Santos

BREVE HISTÓRIA

Fundado em 1º de maio de 1946, o Blooming é uma equipe de Santa Cruz de la Sierra, a cidade mais populosa da Bolívia, com cerca de 1,4 milhão de habitantes.

O local fica apenas a 416 metros acima do nível do mar. Ou seja, o Santos não sofrerá com a temida altitude em que algumas equipes bolivianas atuam — o The Strongest, por exemplo, joga no Estádio Hernando Siles, que fica a 3.637 metros acima do nível do mar.

O Blooming manda suas partidas no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, o segundo maior do país, que possui capacidade para 38 mil pessoas. O palco do jogo fica atrás apenas do próprio Hernando Siles, que comporta em torno de 42 mil torcedores.

O clube acumula cinco títulos do Campeonato Boliviano e uma taça da segunda divisão nacional, mas ainda não venceu qualquer competição continental. 

Estádio Ramon Tahuichi Aguilera
Estádio que o Blooming atua (Reprodução/Twitter Vasco)

CENÁRIO ATUAL

No Campeonato Boliviano, o Blooming soma apenas dois pontos em sete partidas. Foram cinco derrotas, dois empates e nenhuma vitória, além de marcar oito gols e sofrer 20, tendo -12 de saldo. 

O último adversário do rival do Santos foi o Real Tomayapo. As equipes se enfrentaram pelo torneio nacional do país e empataram em 2 a 2. 

O Blooming superou por 6 a 0 o Palmaflor del Trópico, também da Bolívia, na primeira fase da Copa Sul-Americana, se classificando para a fase de grupos. 

DESTAQUES

O Blooming é comandado por Carlos Bustos, irmão de Fabián Bustos — treinador do Peixe durante 28 jogos e demitido em julho de 2022.

+ Fifa condena o Santos a pagar multa milionária ao técnico Fabián Bustos; clube recorre

Um dos protagonistas do time é José Sinisterra, atacante colombiano de 24 anos. Em apenas um jogo, ele marcou três gols nesta edição da Sul-Americana e ainda anotou outros três no Campeonato Boliviano, competição que entrou em campo cinco vezes.

O capitão do Blooming é o meia brasileiro Rafinha, que não teve muito destaque no futebol do país onde nasceu. Ele soma passagens por São José, Novo Hamburgo, Náutico, Ypiranga e Juventude. Além disso, o elenco do clube conta com o atacante Juan Carlos Arce, boliviano que passou por Corinthians, Portuguesa e Sport.

continua após a publicidade
Blooming
Equipe do Blooming (Foto: Divulgação)

HISTÓRICO

Este será o terceiro confronto da história entre Santos e Blooming. Na Libertadores de 2007, o Peixe venceu na Bolívia por 1 a 0 e também triunfou na Vila Belmiro, pelo placar de 5 a 0.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias