Os presidentes do Santos, Modesto Roma Júnior, e da Portuguesa Santista, Lupércio Conde, convocaram uma coletiva de imprensa para a manhã desta terça-feira, na Vila Belmiro. Segundo comunicado do Peixe, "o encontro será realizado para comentar sobre a parceria entre os dois clubes", e os principais assuntos abordados serão a construção do novo estádio para os dois clubes e o "empréstimo" do time B do Santos para a disputa da Série B (equivalente à Quarta Divisão) do Campeonato Paulista com a camisa da Briosa.
Depois de um ano de implementação após a posse do presidente Modesto Roma Júnior, a nova categoria do Peixe ganhará ares mais formais em 2016. Além de uma excursão à China no primeiro semestre, o clube planeja a disputa de torneios oficiais na sequência da temporada. Assim, a ideia é que o Santos B dispute a Copa Paulista, torneio entre clubes de menor expressão do Estado, e também a Série B do Paulistão, que tem início quase no fim do primeiro semestre. Nesta segunda competição, o Peixe B irá emprestar jogadores para a Briosa - na coletiva desta segunda as partes anunciarão se toda a equipe será de jogadores cedidos pelo Santos, ou só uma parte.
Quanto à participação na Copa Paulista, os planos do Santos B não mudam: o desejo do clube é conciliar as duas competições, e o elenco numeroso contribui neste sentido. Hoje, o time B tem o elenco moldado em 2015 sob o comando de Kleiton Lima e também os jogadores que estouraram o limite de idade do sub-20 e não serão utilizados pela equipe principal no primeiro momento. Em um ano de atividade, o antigo sub-23 contou com nomes como Vitor Bueno e Fernando Medeiros, que já integram o profissional com Dorival Júnior.
Já sobre o novo estádio da Baixada santista, Santos e Portuguesa são parceiros na iniciativa. Apesar do Peixe ser o maior beneficiário em caso de sucesso no projeto, a Briosa também irá utilizar a nova arena da cidade, que tem sido projetada por uma empresa de arquitetura de São Paulo. No comando das conversas em parceria com a Briosa, o clube Portuários e a Prefeitura de Santos, o Peixe negocia com investidores e tem uma reunião agendada para o dia 7 de janeiro. A ideia é erguer o novo estádio até 2019.