Santos prepara protocolo de segurança para retorno de atividades
Peixe trabalha em cima de modelo utilizado por equipes da Europa que já retornaram aos treinamentos
- Matéria
- Mais Notícias
Com previsão de retorno das atividades no dia 4 de maio, o Santos tem trabalhado na montagem de um protocolo de prevenção ao contágio do coronavírus. O modelo alinha-se ao formato utilizado por clubes europeus que já retomaram os seus trabalhos, como Bayern de Munique, Schalke 04, Napoli e etc. A ideia é que, tanto a CBF, quanto a Federação Paulista de Futebol também sigam essas medidas.
A FPF já se posicionou pela continuidade do Paulistão, decisão que contou com o apoio da diretoria santista, conforme antecipou o LANCE!. Esse retorno ainda não tem data prevista, mas a entidade deixou claro em videoconferência no dia 15 de abril, com a presença dos presidentes de todos os clubes da Série A1 do Estadual, que adotará regulamentações de segurança.
Por sua vez, a CBF ainda não definiu data certa para o retorno da Copa do Brasil, que foi paralisada, e o início do Brasileirão, previsto de forma inicial no calendário brasileiro para o dia 2 de maio.
Relacionadas
Higienização e testes
Visando seguir os modelos internacionais, o Peixe precisará providenciar uma cabine de higienização, produto desenvolvido para desinfetação de lugares com fluxo de pessoas e aprovado em diversos países. Todas os envolvidos terão que passar pelo local, tanto na chegada, quanto na saída do CT. O ambiente será desinfetado diariamente, antes e após as atividades.
Além disso, o clube providenciará testes de COVID-19 para todos os envolvidos nos treinamentos, que serão feitos no retorno e prosseguirão periodicamente.
Apenas quatro jogadores poderão treinar ao mesmo tempo, em local aberto de 10.000m², respeitando uma distância de 20m, obrigando um revesamento de atletas por dia/período. Além deles, somente o treinador (ou determinado responsável técnico) e os encarregados pela desinfetação poderão fazer-se presente. Todos eles deverão comprometer-se em respeitar o protocolo de higienização e levar os seus próprios objetos pessoais, como garrafas de água e toalhas.
Protocolo
A recomendação é que os participantes se encaminhem ao local de treinamento sozinho em seus veículos e sem escalas. A tendência é que o clube disponibilize transporte seguro aos que não possuem automóvel próprio.
Na chegada ao CT, a orientação é não carregar objetos pessoais, como relógio e celular. Será feito, posteriormente, um teste de temperatura, além da passagem pela cabine de higienização, já citada.
A partir daí, jogadores e responsável técnico vestirão luvas que serão retiradas apenas ao fim da atividade. Para deixar o Centro de Treinamentos, o procedimento será o mesmo da entrada.
* Sob supervisão de Vinícius Perazzini
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias