Com baixas, Danilo pode repetir função da Juventus e ser o lateral-esquerdo da Seleção nas oitavas da Copa
Defensor, que originalmente atua pelo lado direito, tem jogado mais pelo flanco esquerdo na Itália nesta temporada e é opção direta com ausências no Brasil
A comissão técnica da Seleção Brasileira confia no retorno de Danilo para a partida contra a Coreia do Sul, na próxima segunda-feira, nas oitavas de final da Copa do Mundo. O lateral-direito sofreu uma lesão no tornozelo na estreia do Mundial, mas vem se recuperando. A questão é que ele pode aparecer no Estádio Lusail em uma função diferente da que vinha exercendo.
+ Médico da Seleção mostra otimismo com retorno de Neymar, Danilo e Alex Sandro: 'Ainda temos 72 horas'
Com as lesões de Alex Sandro, que machucou o quadril e ainda não está em um estágio tão avançado para retornar, e Alex Telles, cortado da Copa após sair lesionado contra Camarões, a Seleção está sem nenhum lateral-esquerdo. Apesar de atuar pela direita, Danilo pode ser tranquilamente deslocado para o flanco oposto.
O camisa 2 tem jogado mais pelo lado esquerdo na Juventus. Massimiliano Allegri joga com três zagueiros e dois alas bem abertos. O brasileiro, apesar de lateral de origem, é um dos defensores da primeira linha, sempre posicionado pelo flanco esquerdo.
+ ANÁLISE: Brasil perde quando 'podia' perder, mas muitos jogadores ficam devendo em derrota para Camarões
Bremer, companheiro de Seleção, tem sido o zagueiro que atua no lado direito na linha defensiva. Danilo acumula médias de 1.4 interceptação, 1.8 desarme e 1.8 corte no alto por jogo no Campeonato Italiano desta temporada - os dados são do "SofaScore".
No Manchester City, comandado por Guardiola há quatro temporadas, Danilo alternava partidas entre as laterais direita e esquerda - basicamente a mesma posição que o português João Cancelo exerce atualmente, apesar das funções e características praticamente opostas.
+ Gabriel Jesus supera marca de 500 minutos sem marcar gol em Copas do Mundo
E a lateral-direita, como ficaria? Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Tite explicou que não enxerga Éder Militão no setor como uma improvisação, já que a criação do atleta do Real Madrid foi na posição. O camisa 14, inclusive, jogou por ali na partida contra a Suíça, na 2ª rodada.
Isso abriria espaço para Danilo entrar na esquerda. Tudo vai depender da resposta dada por Alex Sandro até a partida, mas a comissão não descarta a utilização do camisa 2 no flanco oposto por entender que ele também pode exercer as funções por ali.
Se avançar da Coreia do Sul, a Seleção Brasileira enfrentará o vencedor de Japão x Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo.