TIM 4G: Leandro, craque e ídolo de uma camisa só
Como lateral-direito e, depois, como zagueiro, brilhou no Flamengo
- Matéria
- Mais Notícias
Um dos melhores laterais-direitos do futebol brasileiro e também um dos mais importantes ídolos da história do Flamengo, integrante da geração de Zico, que nos anos de 1980 encantou o Brasil e conquistou os títulos mais importantes do clube. Leandro foi um craque, habilidoso, com ótima visão de jogo, bom na marcação e grande poder ofensivo. Poucos jogadores demonstraram, com tanta dedicação e fidelidade, seu amor por um único clube. É um autêntico craque TIM 4G do passado e um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes cariocas.
Nascido em Cabo Frio (RJ), em 17 de março de 1959, José Leandro Sousa Ferreira foi um atleta de uma equipe só. Iniciou a carreira no Flamengo, nas categorias de base (1976 a 1978) e pendurou as chuteiras na Gávea, em 1990. No período, foi campeão carioca (1981 e 1986), brasileiro (1982, 1983 e 1987), da Libertadores (1981) e do Mundial Interclubes (1981). Em 1985, devido às seguidas lesões nos joelhos, passou a atuar como zagueiro e, na nova função, também foi brilhante.
Foi titular da Seleção Brasileira na Copa de 1982 e seria também na de 1986. Mas abandonou a delegação na hora de embarcar para o México, porque seu amigo Renato Gaúcho havia sido cortado pelo técnico Telê Santana. Os dois fugiram da concentração, em Belo Horizonte, para curtir a noite, mas apenas o atacante foi dispensado pelo treinador pela indisciplina.
Leandro encerrou a carreira, precocemente, em 1990, com apenas 31 anos, por causa das lesões - foi diagnosticado com uma artrose parecida com a da uma pessoa de mais de 60 anos. Fez 415 jogos com a camisa rubro-negra e marcou 14 gols. Um dos mais marcantes, segundo o próprio lateral, foi em um Fla x Flu de 1985, quando garantiu o empate em 1 a 1 aos 45 minutos do segundo tempo.
Atualmente, Leandro mora em Cabo Frio, sua terra-natal, onde administra uma pousada.
Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias