Diário de viagem: um verdadeiro dia de BBB no treino da Rússia
Vigilância severa, restrições para imagens, indicação de onde andar e até entrevista: os donos da casa não brincam quando a questão é a segurança de sua seleção
- Matéria
- Mais Notícias
Olha eu na área novamente, pessoal! Uma coisa que li a respeito sobre a Rússia antes de vir para cá foi o seguinte: segurança é um assunto muito sério. Algo que ficou de herança dos tempos de União Soviética. Já havia percebido isso em diversos pontos de Moscou: na chegada no aeroporto, metrô com detectores de metais e raio-x, documentação requisitada e por aí vai. Nesta segunda-feira, contudo, senti mais "na pele" esses efeito ao cobrir um treino da seleção russa.
A base dos donos da casa fica em Novogorsk, nos arredores de Moscou. O Federal Sport Centre é um tradicionalíssimo espaço de treinos do esporte russo em geral desde a época da União Soviética. Pois bem. Me senti em um verdadeiro BBB. E conto um pouquinho os motivos.
Logo na entrada, dois policiais pedem para eu colocar a mochila em um compartimento, deixá-la aberta e me afastar. Um cachorro, então, faz a sua revista. Liberado, vou para a segunda parte: passo pelo detector de metais e sou revistado por outro segurança. Entrada liberada, preciso caminhar por 1km até chegar ao local do treino. Nesse percurso, muitas áreas estão fechadas. Placas indicam por onde devo seguir. Tudo isso sob olhar de seguranças, espalhados em diversos pontos do local.
Ao chegar no campo, um momento raro onde pude fazer uma foto do treino. Pergunto se o Mário Fernandes vai falar a um jornalista russo e logo viro atração. Dou entrevista (em inglês) para um canal local para falar minhas impressões sobre Moscou e as chances do Brasil na Copa.
Vem a zona mista (dentro da sala de imprensa). Mando os materiais factuais e resolvo fazer umas fotos do local para mostrar a vocês. Péssima decisão. Na primeira tentativa um segurança surge do nada cuspindo marimbondos. Sorte que o jornalista Grisha Telingater, que trabalha na ESPN Brasil, estava perto e explicou, em bom russo, que não fiz por querer.
Até pensei em fazer uma foto da entrada do local. Mas, pelo sim, pelo não, achei melhor usar alguma de divulgação. Qual será a próxima aventura em solo russo? Vamos aguardar!
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias