O jornalista Juca Kfouri, um dos mais ferrenhos críticos da CBF e da Fifa, disse que felizmente alguém tratou de investigar a fundo a corrupção do futebol, após tantas denúncias. Lembrando as declarações da procuradora geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, de que há muita corrupção nas federações de futebol e que a sociedade precisa se unir para pôr fim a isso no principal esporte do mundo, o jornalista pede uma "Operação Lava-Jato" para o futebol brasileiro.
- Caso o Del Nero saia, entra o presidente da federação catarinense, o Delfim, que até hoje vem sendo poupado, pois está num centro menor. Mas, quando se olhar quem ele é, teremos outra sucessão de escândalos. Por isso, seria bom, como já falaram, uma Lava-Jato no futebol brasileiro - disse Kfouri à ESPN, lembrando que a mudança no comando certamente definirá a queda do Dunga, pois quem vier terá o seu treinador e não vai querer ninguém que tinha o aval de Del Nero.
Kfouri acredita que alguns vão criticar a ingerência das autoridades americanas, mas que esta ação - que começou em razão de que muitos negócios ilícitos foram feitos em território americano - foi totalmente benéfica:
- Está aí a evidência do que há uma corrupção desenfreada em vários países. Uma Copa do Mundo da Corrupção. Felizmente alguém tratou de investigar a fundo. Foram os americanos, ótimo. Como dizia o político chinês Mao Tse-Tung, "não importa a cor do gato. Importa que ele coma o rato". Envolvidos, os americanos estão trazendo tudo à tona, tudo o que vários de nós estamos cansados de denunciar.