Quatro parceiras da CBF fazem parte de pacto por mais transparência

Itaú, Gol, Vivo e BRF passaram a integrar em outubro o Pacto pelo Esporte, acordo que visa melhores práticas na gestão esportiva. CBF vê crise após saída de Del Nero

Escrito por

Em meio a uma onda de acusações de recebimento de propina por parte de Marco Polo Del Nero, agora ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), quatro parceiras da entidade tomaram em outubro deste ano um caminho inverso, e que visa justamente o fim de crimes e práticas ruins na gestão esportiva. 

Itaú, Gol, Vivo e BRF (que estampa a marca Sadia nas propriedades da confederação) assinaram há dois meses o Pacto pelo Esporte, movimento formado por 21 empresas, e que tem como objetivo levar mais transparência às entidades esportivas. 

A iniciativa foi promovida pela Atletas pelo Brasil, presidida pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser. Procurada pelo LANCE! nesta sexta-feira, ela foi pega de surpresa com a notícia da saída de Del Nero da CBF, mas disse que o esporte está começando a viver um novo momento, com mais ética e transparência.

- A relação entre as empresas e os patrocinados é uma relação contratual, de mercado. Há uma série de relações além da própria esfera esportiva. O que tem acontecido é que este ambiente está mudando. A Lei Pelé regulamentou uma série de questões. O ambiente está diferente. Eu não sabia que o Del Nero tinha saído da CBF. Estamos em uma nova realidade, colocando as novas gerações de uma maneira mais transparente e com ética - falou Moser.

Questionada pela reportagem se as parceiras da CBF deveriam se posicionar a respeito de mais um escândalo na gestão da confederação, a presidente da Atletas pelo Brasil disse que "é difícil responder pelas empresas". No entanto, ela defendeu que Itaú, Vivo, Gol e BRF já deram seu recado por meio da assinatura do Pacto pelo Esporte.

- As empresas já se posicionaram por meio do Pacto. Há um tempo para ele ser aplicado. A assinatura foi o primeiro passo. A gestão do Pacto é que será a grande diferença. A gestão está sendo construída, por meio de boas práticas, parâmetros, metas. Essas questões estão sendo organizadas pelas empresas que estão dentro dele Com o tempo isso será apresentado - disse.

Até o momento, nenhuma das 12 patrocinadoras da CBF se pronunciou publicamente sobre o afastamento de Marco Polo Del Nero. 

Siga o Lance! no Google News