A Copa do Brasil 2023 começou com novidades nos bastidores. Sob gestão comercial da Brax Sports Assets desde o fim do ano passado, o torneio consolidou a força dentro do mercado publicitário e ampliou a lista de patrocinadores em relação à última temporada.
Ao todo, oito empresas renovaram o patrocínio para a Copa do Brasil deste ano: Intelbras, Sicredi, Continental Pneus, Quartzolit/Brasilit, Vonder, Pitú, Ogochi e New Holland. O torneio ainda conta com 12 novos patrocinadores: Betano, Krona, Betnacional, Zaeli, Grupo Souza Lima, Multivix, Cerveja Colônia, Bob´s, Penalty, Asaas, Cobrecom e Paybrokers. A lista aumentará com a entrada de uma marca de bebidas alcóolicas.
- Não só alcançamos, como superamos nossas expectativas. Mesmo com o pouquíssimo tempo para trabalhar, dada a complexidade da concorrência pelos direitos comerciais, que acabou se alongando até o fim de 2022, o resultado foi espetacular. Posso assegurar que batemos todos os recordes de faturamento e muitas iniciativas extraordinárias estão previstas para a temporada 2023. Modéstia à parte, temos hoje um departamento comercial que entrega resultados sem precedentes em nosso segmento - disse Bruno Rodrigues, um dos sócios da Brax Sports Assets.
De acordo com a empresa, os patrocinadores da Copa do Brasil terão mais visibilidade de suas marcas a partir de 2023. Todas as partidas contarão com 260 metros de placas de LED, cobrindo os três lados do campo e replicando um modelo consagrado na Europa.
Outra novidade é a redução do número de tapetes 3D atrás dos gols. Eram 12 na edição do ano passado e, agora, passam a ser oito. De acordo com Bruno Rodrigues, esta mudança garante um visual mais atraente para a competição.
Todas as partidas terão placas de LED (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)
Sucesso comercial garante aumento da premiação aos clubes
O acordo entre Brax e CBF, pelos direitos comerciais da Copa do Brasil, aumentou consideravelmente o faturamento do torneio. Os valores não foram divulgados, mas sabe-se que parte deste montante será revertido em premiação aos clubes.
A entidade revelou que distribuirá mais de R$ 400 milhões entre os 92 times participantes. Este valor representa um aumento de 19% em relação à quantia da Copa do Brasil 2022 (R$ 350,5 milhões). O campeão da edição deste ano pode receber até R$ 91,8 milhões em bônus.
Premiação de cada fase da Copa do Brasil 2023:
1ª fase: R$ 1,4 milhão (grupo I), R$ 1,25 milhão (grupo II) e R$ 750 mil (grupo III)
2ª fase: R$ 1,7 milhão (grupo I), R$ 1,4 milhão (grupo II) e R$ 900 mil (grupo III)
3ª fase: R$ 2,1 milhões
Oitavas de final: R$ 3,3 milhões
Quartas de final: R$ 4,3 milhões
Semifinal: R$ 9 milhões
Vice-campeão: R$ 30 milhões
Campeão: R$ 70 milhões