Prezando por contratações com alto custo benefício, a diretoria do Botafogo serviu como referência para o futebol brasileiro em 2024. Líder do Campeonato Brasileiro desde a 25ª rodada, e ainda no topo após a 33ª, o clube alvinegro achou soluções nas duas janelas de transferência do ano e trouxe diversas peças importantes do seu elenco a custo zero.
Entre titulares e reservas, os maiores destaques que chegaram de graça no Botafogo são: Igor Jesus, Marlon Freitas, Alex Telles, Alexander Barboza, Allan, Matheus Martins, Damián Suárez e Eduardo.
Atletas do Botafogo contratados a custo zero:
- Igor Jesus
- Marlon Freitas
- Matheus Martins
- Alexander Barboza
- Allan
- Damián Suárez
- Eduardo
- Adryelson
- Marçal
- Jeffinho
- Pablo
- Óscar Romero
- Emerson Urso
- El Arouch
Peças da Seleção Brasileira
Igor Jesus chegou ao Botafogo há pouco mais de quatro meses e já se tornou um dos destaques da equipe em uma campanha histórica. Entre gols decisivos e convocações para a Seleção Brasileira, o vice-artilheiro do Glorioso tem chamado atenção até de clubes Premier League.
Em ano brilhante com o Alvinegro, o bom desempenho chamou a atenção de Dorival Júnior, que o convocou pela primeira vez em outubro e lhe deu oportunidades como titular nas duas partidas. Como resultado, Igor fez um dos gols da virada sobre o Chile em Santiago, e sofreu o pênalti que abriu o passeio sobre os peruanos em Brasília.
Igor Jesus em treino da Seleção Brasileira no estadio Mangueirao, nesta terça-feira (12) (Foto: Fernando Torres/AGIF)
Substituto de Guilherme Arana, o lateral-esquerdo Alex Telles retornou à lista de convocados para a Seleção Brasileira no jogo contra o Peru, nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Telles esteve com o grupo que disputou a Copa de 2022, mas, com o Brasil passando por um processo de renovação, parou de ser convocado.
O lateral chegou como reposição para Cuiabano, que havia sentido uma lesão na partida contra o Fortaleza, na 25ª rodada. O jogador rescindiu contratado com o Al-Nassr, da Arábia Saudita, e foi mais um que acertou sem custos com o Alvinegro.
Os maiores garçons do Fogão
Dois dos nomes que chegaram de graça no Botafogo estão entre os três maiores assistentes do time: Marlon Freitas e Óscar Romero. Com cinco e quatro assistências, respectivamente, os jogadores são grandes articuladores do clube alvinegro.
Marlon Freitas assumiu a braçadeira de capitão do Botafogo (Foto: Jhony Pinho/AGIF)
Marlon Freitas é um dos principais destaques da temporada. Único que permaneceu no time titular após a derrocada de 2023, além de comandar o meio-campo, Marlon parece ter deixado os fantasmas do ano passado para trás no momento que assumiu para si a responsabilidade de ser o capitão da equipe em busca do título brasileiro e da taça inédita da Libertadores.