A parceria entre esporte e questões sociais, além de muito positiva, é destaque para empresas de diferentes nichos industriais. O "Índice Laureus Sport for Good" de marcas evidentes pelo trabalho em mudanças sociais por meio de campanhas, durante o período de agosto de 2023 ao deste ano, foi divulgado pelo portal "SportsPro".

Presentes na lista pela relevância nas lutas sociais, as 11 marcas são de diferentes nichos do mercado, em que incluem desde artigos esportivos e vestuários até produtos de consumo e empresas de energia.

Confira as marcas e suas campanhas

Decathlon

A Decathlon, através de sua fundação, investe em projetos que promovem bem-estar social e ambiental globalmente, com um impacto em milhares de vidas. Em 2023, ajudou cerca de 45.000 pessoas a participarem de atividades físicas, desde a reforma de espaços inclusivos, como em Mons, na Bélgica, até a construção de skateparks no Líbano, promovendo inclusão e oportunidades para grupos em situações de vulnerabilidade.

Dove

A Dove trabalha para que mais meninas sintam-se confiantes em participar de esportes, promovendo autoestima e inclusão. Em parceria com a Nike, seu programa "Body Confident Sport" já impactou milhões ao redor do mundo, visando alcançar ainda mais jovens e combater o abandono do esporte por falta de confiança corporal.

E.ON (Reino Unido)

A E.ON UK tem incentivado a sustentabilidade no esporte, com parcerias com a Football Association (FA) do futebol inglês, o time Veloce Extreme E e o Nottingham Forest. Para o clube da Premier League, a empresa ajudou a criar uma fan zone com energia solar. A instalação produz anualmente energia suficiente para abastecer suas atividades, reduzindo a pegada de carbono e incentivando práticas sustentáveis entre os torcedores.

Campanha da E-ON (Foto: Reprodução)

Enedis

Como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a Enedis promove operações de estádios mais sustentáveis com a campanha "The Stadium SOS". Usando um jogo da Ligue 1 como palco, a empresa chamou a atenção para a necessidade de reduzir emissões, ao mostrar uma mensagem de alerta sobre o uso de geradores a diesel. A iniciativa impactou as redes sociais e destacou a Enedis como uma parceira importante para eventos esportivos mais verdes.

Lidl

A rede de supermercados aumentou sua presença no mercado da bola, ao patrocionar a Uefa Euro 2024 e o Campeonato Mundial UCI 2023. Em parceria com a Ladies Gaelic Football Association, a Lidl promove o futebol feminino na Irlanda desde 2016. Com a campanha #GetBehindTheFight, a rede incentiva a participação dos fãs e financia o esporte feminino, dedicando mais de 10 milhões de euros à sua expansão.

Minute Media

Na Copa do Mundo Feminina de 2023, a Minute Media lançou a campanha 'Here To Stay', convocando a mídia para um compromisso duradouro com o esporte feminino. Com milhões de visualizações e engajamentos, a iniciativa reforça a importância da visibilidade contínua para a modalidade feminina.

Campanha da Minute Media (Foto: Reprodução)

Novelis

A Novelis, gigante na reciclagem de alumínio, contribui para um mundo mais sustentável com o programa 'Recycle for Good', que já financiou a construção de casas com o material reciclado de milhões de latas, em parceria com os Atlanta Falcons da NFL e Atlanta United da MLS, incentivando o engajamento ambiental dos torcedores.

Puma

Com a campanha "Voices of a Re:Generation", a Puma conecta-se a jovens ativistas que contribuem diretamente para suas estratégias de sustentabilidade, ajudando a marca a reforçar práticas ambientais e a dialogar com uma geração mais consciente sobre seu impacto no planeta.

Tentree

A Tentree usa tecnologia para prevenir e alertar sobre incêndios florestais, através da campanha "Following Wildfire", que analisa redes sociais para detectar sinais de perigo. A iniciativa busca proteger as florestas e as comunidades canadenses, promovendo o engajamento social na preservação ambiental.

Red Bull

No décimo aniversário da "Wings for Life World Run", a Red Bull continua a arrecadar milhões para pesquisas sobre lesões na medula espinhal. Com 100% dos fundos revertidos para essa causa, o evento é uma iniciativa social significativa que já financiou centenas de projetos de pesquisa.

Xbox

Em parceria com o New York Liberty e o Roblox, o Xbox criou uma quadra de basquete virtual que aproxima o público jovem das atletas da WNBA. A campanha "Power Her Dreams" alcançou mais de um bilhão de pessoas, incentivando a valorização do esporte feminino e gerando impacto financeiro positivo para a liga.