O jogo decisivo do campeonato nacional de basquete universitário feminino dos Estados Unidos (NCAA de 2024) entre os South Carolina Gamecocks e o Iowa Hawkeyes registrou audiência televisiva maior do que a do jogo do título masculino pela primeira vez, com média de 18,9 milhões de telespectadores. A informação é da AP News.
A invicta South Carolina derrotou Iowa e a superestrela Caitlin Clark, que está entre as causas do aumento do interesse pelo basquete feminino. O jogo transmitido pela ABC e ESPN superou a final masculina entre UConn e Purdue em 4 milhões de telespectadores. A vitória dos Huskies teve audiência média de 14,8 milhões na TBS e TNT.
Foi o segundo evento esportivo feminino não olímpico mais assistido na televisão dos EUA, atrás apenas da final da Copa do Mundo Feminina de 2015 entre os Estados Unidos e o Japão, que teve média de 25,4 milhões na Fox.
O público do jogo feminino - no qual os Gamecocks conquistaram seu quarto título nacional - atingiu o pico de 24,1 milhões durante os 15 minutos finais.
- Você está vendo o crescimento em muitos lugares: recordes de público, audiência e envolvimento na mídia social. Mas não acho que você possa atribuir isso apenas a Iowa. A maré alta levanta todos os barcos. Mas acho que todos esses barcos percorreram muitos cursos de água diferentes. O produto é muito bom e o aumento da exposição está sendo recompensado - disse o técnico da UCLA, Cori Close.